Disciplina - História

A Música Brasileira no Ensino de História

O trabalho do historiador, ou da “operação historiográfica” (CERTEAU, 2010), consiste na combinação de um lugar, de procedimentos de análise e da construção de um texto - este fundamenta-se em fontes, sejam elas escritas ou não.
No ensino de História as fontes também são essenciais, são recursos usados para problematizar um determinado conteúdo ou conceito. As Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná de História indica que "o ensino de história deve estar articulado a diversificação de documentos, como imagens, canções, objetos arqueológicos, entre outros, na construção do conhecimento histórico”. (PARANÁ, 2008, p. 53).
Continue lendo...

Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:


icone entrevistas
Áudios


Ícone da hora atividade interativa
Debates


icone links interessantes
Sequência de Aulas


Ícone de sugestoes de leitura
Sugestões de Filmes


Ícone de sugestoes de leitura
Sugestões de Leituras








Ilustração de vídeo
Vídeos








Sugestões de Filmes
Coisa mais linda - Histórias e casos da Bossa Nova. Documentário, Brasil, 2005, 126 min. Direção: Paulo Thiago.
Simonal - Ninguém sabe o duro que dei. Documentário. Brasil, 2009, 86 min. Direção: Cláudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer.
Uma noite em 67. Documentário, Brasil, 2010. 93 min. Direção: Renato Calil e Ricardo Terra.


Sugestões de Leitura
COSTA,Wellington B.; WORMS, Luciana S. Brasil século XX: ao pé da letra da canção popular. Curitiba: Nova didática, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Editora Autêntica, 2002.         
___; AMARAL, Maria Cecília; BORJA, Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História

Vídeos
Festival da canção 1967 - Domingo no Parque (Gilberto Gil)

Seta voltarVoltar ao topo

Recomendar esta página via e-mail: