A Música Brasileira no Ensino de História
O trabalho do historiador, ou da “operação historiográfica” (CERTEAU, 2010), consiste na combinação de um lugar, de procedimentos de análise e da construção de um texto - este fundamenta-se em fontes, sejam elas escritas ou não.No ensino de História as fontes também são essenciais, são recursos usados para problematizar um determinado conteúdo ou conceito. As Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná de História indica que "o ensino de história deve estar articulado a diversificação de documentos, como imagens, canções, objetos arqueológicos, entre outros, na construção do conhecimento histórico”. (PARANÁ, 2008, p. 53).
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Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:
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Sugestões de Filmes
Coisa mais linda - Histórias e casos da Bossa Nova. Documentário, Brasil, 2005, 126 min. Direção: Paulo Thiago.
Simonal - Ninguém sabe o duro que dei. Documentário. Brasil, 2009, 86 min. Direção: Cláudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer.
Uma noite em 67. Documentário, Brasil, 2010. 93 min. Direção: Renato Calil e Ricardo Terra.
Sugestões de Leitura
ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história
COSTA,Wellington B.; WORMS, Luciana S. Brasil século XX: ao pé da letra da canção popular. Curitiba: Nova didática, 2002.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Editora Autêntica, 2002.
___. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular: problemas e perspectivas
___; AMARAL, Maria Cecília; BORJA, Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História