Disciplina - História

A Música Brasileira no Ensino de História

O trabalho do historiador, ou a “operação historiográfica”, consiste na combinação de um lugar social, de práticas científicas e de uma escrita (CERTEAU, 2010, p. 66). Esta, fundamenta-se nas fontes, sejam elas escritas ou não. No ensino de História as fontes também são essenciais, são recursos usados para problematizar um determinado conteúdo ou conceito.

As Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná de História indica que "o ensino de história deve estar articulado a diversificação de documentos, como imagens, canções, objetos arqueológicos, entre outros, na construção do conhecimento histórico”. (PARANÁ, 2008, p. 53). Sobre o potencial documental da canção, o historiador David Treece afirma:

"a canção popular é claramente, muito mais do que um texto ou uma mensagem. Seu poder significante e comunicativo só é percebido como um processo social à medida em que o ato performático é capaz de articular e engajar uma comunidade de músicos e ouvintes numa forma de comunicação social." (TREECE, 2000, p. 128).

Essa definição de canção popular como fonte histórica reafirma a relevância da música como recurso pedagógico e está em consonância com o texto das DCE que descreve o objeto da História como sendo:

"(...) os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações. As relações humanas produzidas por essas ações podem ser definidas como estruturas sócio históricas, ou seja, são as formas de agir, pensar, sentir, representar, imaginar, instituir e de se relacionar social, cultural e politicamente." (PARANÁ, 2008, p. 46)

O trabalho com música no ensino de História exige uma abordagem específica e cabe ao professor selecionar seu material e escolher a opção metodológica mais adequada para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Ao escolher a música como um recurso didático é necessário planejar seu uso, ou seja, determinar em qual momento da aula a canção será usada e com qual será sua finalidade.

A música, compreendida como um objeto de aprendizagem, permite múltiplos usos e leituras. Os objetos de aprendizagem servem para ilustrar, mobilizar, explicar ou problematizar um determinado conteúdo ou conceito. A pesquisadora Katia Abud explica que “no processo de aprendizagem as fontes se transformam em recursos didáticos, na medida em que são chamadas para responder perguntas e questionamentos adequados aos objetivos da história ensinada” (ABUD, 2005, p. 309). Nesse sentido, é interessante observar que a canção usada em sala de aula pode se desprender de seu contexto de produção e dos significados a ela atribuídos pelo autor e pela comunidade de ouvintes, ela passa “ a ser um instrumento para o desenvolvimento de conceitos na aula de história” (ABUD, 2005, p. 312).

No entanto, a música também pode ser utilizada em sala de aula como fonte histórica, como usam os historiadores como matéria-prima de suas pesquisas. Entre os profissionais preocupados com a relação entre história e música, destaca-se o historiador Marcos Napolitano. Este pesquisador apresenta uma proposta de análise da canção popular nas esferas da produção, circulação e distribuição, articuladas às contribuições dos teóricos da Escola de Frankfurt e dos Estudos Culturais. De acordo com a literatura especializada, o processo de análise de fontes musicais devem seguir alguns procedimentos, chamados de análise externa e interna:

"Com relação à análise externa do documento musical, é prudente compreendê-la subdividindo-a em dois campos distintos. A primeira instância deve tratar do contexto histórico mais amplo, situando os vínculos e relações do documento e seu(s) produtor(es) com seu tempo e espaço, tarefa comum e básica dos historiadores (...). O segundo campo refere-se a outra especificidade da documentação, isto é, ao processo social de criação, produção, circulação e recepção da música popular". (MORAES, 2000, p. 216).

Diante do exposto, o uso de músicas nas aulas de História mostra-se como um tema de relevância para ser proposto e trabalhado pela Diretoria de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio da equipe técnica do Portal Dia a Dia Educação, em parceria com o Departamento de Educação Básica.

Referências
ABUD, Katia Maria. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6848>
ARAÚJO, Paulo César. Eu não sou cachorro, não! Música Popular Cafona e Ditadura Militar. São Paulo: Record, 2002.
ARAÚJO, Samuel; CAMBRIA, Vincenzo Cambria; PAZ, Gaspar. Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2008.
BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 80. São Paulo: Record, 2004.
CABRAL, Sérgio. A MPB na Era do rádio. São Paulo: Editora Moderna, s/d.
CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. São Paulo: Editora Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
COSTA,Wellington B.; WORMS, Luciana S. Brasil século XX: ao pé da letra da canção popular. Curitiba: Nova didática, 2002.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
HOBSBAWM, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2008.
HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MATOS, Claudia. Acertei no milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=5556>
MOURA, Roberto M. No princípio, era a roda: um estudo sobre samba, partido-alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
_______. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1995. 
MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antonio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Editora Autêntica, 2002.
_______. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
_______. O fonograma como fonte para a pesquisa histórica sobre música popular: problemas e perspectivas. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6855>
_______; AMARAL, Maria Cecília; BORJA, Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6854>.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
SALIBA, Elias T.; MORAES, José G. V. de (Orgs.). História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda Editorial, 2010.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001.
SOIHET, Rachel. A subversão pelo riso: estudos sobre o carnaval carioca da Belle Époque aos tempos de Vargas. Rio de Janeiro: Edufu, 2008.
TREECE, David. A flor e o canhão: a bossa nova e a música de protesto no Brasil (1958/1968). História Questões e Debates. Jun/jul. Curitiba, 2000.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2007.
Recomendar esta página via e-mail: