Disciplina - História

O cinema como recurso nas aulas de História

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica e cabe ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas em seu planejamento. Ao incluir o cinema no planejamento de História deve-se considerar a faixa etária, o nível de ensino, se o filme está diretamente relacionado com os conteúdos e se respeita os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida. O uso do filme não pode ser visto como apenas passar o filme, é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, ou seja, tornar o filme significativo ao aluno.
Continue lendo...


Neste espaço estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:


Ícone da hora atividade interativa
Debates


Cinema e História
Cinema e História

ícone catálogo de sítios
Links interessantes

Ícone
Sugestões de aulas

ícone bibliotecas
Sugestões de leitura

ícone vídeos
Vídeos




Links Interessantes
Café História - Rede social baseada no modelo de web colaborativa voltada para estudantes, professores, pesquisadores ou simples apaixonados por história. É um espaço para se ler notícias, publicar textos, acessar vídeos, participar de debates, trocar ideias, conhecimentos e informações. 
O Cinema vai à escola - O projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo produziu materiais de apoio sobre cinema e educação e distribuiu caixas com alguns filmes para algumas escolas da rede.
Porta Curtas - O Porta Curta consiste num projeto que há uma década disponibiliza curtas-metragens brasileiro na web em sua forma original, sem cortes, e os direitos autorais dos criadores são sempre respeitados. Nesta página, uma equipe de pedagogos trabalha na indicação dos filmes para aplicabilidade em contexto educacional.
Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC, que possui diversos materiais multimídias (áudios, vídeos, simuladores etc.) e sugestões de aulas.
Rede Kino - coletivo que se materializou em 2009, quando um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do âmbito do cinema e do audiovisual se reuniu na Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte, e criou a Rede Kino: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Sugestões de aula
ALVES, Rafael da Cruz; BORGES, Augusto Carvalho. Humberto Mauro e os primeiros anos do cinema brasileiro. Portal do Professor.
BORGES, Augusto C.; GERMANO, Ligia B. de P. . Cinema Novo e os anos 1960 no Brasil. Portal do Professor.
COSTA, Alinne G. Neves; FRANCO, Aléxia P.; TURIN, Leide A. A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos. Portal do Professor.
FRANÇA, Thyago Madeira. A lista de Schindler: conhecendo, pesquisando e debatendo o Holocausto. Portal do Professor.
ROCHA, João Paulo da. Queda do Muro de Berlim. Portal Dia a Dia Educação.

Sugestões de Leituras
ABUD, Katia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, Franca, v. 22, n. 1, 2003 . 
ARAÚJO, Cleber D.; ANGREWSKI, Elisandra; GALVAN, Marcia. Cinema e Filosofia: a utilização de obras cinematográficas nas aulas de Filosofia. In: GABRIEL, Fábio A.; GAVA, Luiz (Org.). Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012. 
BLASCO, Pablo G. Educação da Afetividade através do cinema. Curitiba: IEF/SOBRAMFA, 2006.
FRESQUET, A. (Org.). Cinema e Educação: A Lei 13.006. Reflexões, Perspectivas e Propostas. Ouro Preto: Universo Produção, s/d.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
TEIXEIRA, Inês A. de Castro; LOPES, José de S. (Org.). A Escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 

Vídeos
Jane de Almeida - Nós da Educação
O programa com a professora Jane de Almeida, pós-doutora em História da Arte e Arquitetura pela Universidade de Harvard, aborda o Cinema através das discussões sobre Semiótica e Artes Visuais.
Parte I Parte II Parte III
Recomendar esta página via e-mail: