Disciplina - História

O uso de fontes históricas e objetos de aprendizagem nas aulas de História


Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações”. (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica” Para atingir esses objetivos, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53).
Continue lendo ...


Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:


Ícone fonets históricas
Fontes históricas

ícone catálogo de sítios
Links Interessantes


Ícone de sugestoes de leitura
Sugestões de Leitura


Ilustração de vídeo
Vídeos




Links Interessantes
Blog Historiadora - Espaço para compartilhar fontes históricas.
Café História- Rede social baseada no modelo de web colaborativa voltada para estudantes, professores, pesquisadores ou simples apaixonados por história. É um espaço para se ler notícias, publicar textos, acessar vídeos, participar de debates, trocar ideias, conhecimentos e informações. 
Imagens Históricas - Blog que disponibiliza imagens históricas para fins educacionais.
Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimidias (áudios, vídeos, simuladores etc) e sugestões de aulas.


Sugestões de Leitura
ABUD, Katia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas idéias sobre a utilização de filmes no ensino. História, Franca, v. 22, n. 1, 2003.
______. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, Dec. 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, Dec. 2005.


Vídeos
José Manuel Moran
O programa com o professor José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. Produção TV Paulo Freire.
Parte I Parte II Parte III

Marlene Rosa Cainelli
Programa Nós da Educação produzida pela TV Paulo Freire com a professora Marlene Rosa Cainelli. Doutora em História Social pela UFPR, Cainelli aborda o ensino de história, a formação de professores e alternativas para a prática em sala de aula.
Parte I Parte II Parte III
Recomendar esta página via e-mail: