Disciplina - História

O uso de fontes históricas e objetos de aprendizagem nas aulas de História


Conforme as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná a História tem como objeto de estudo “os processos históricos relativos às ações e às relações humanas praticadas no tempo, bem como a respectiva significação atribuída pelos sujeitos, tendo ou não consciência dessas ações”. (PARANÁ, 2008, p. 46). De acordo com este documento, o ensino de História deve não apenas construir um pensamento histórico, mas também desenvolver nos estudantes uma “consciência histórica” Para atingir esses objetivos, o uso de fontes é fundamental, assim como “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53).
Continue lendo ...


Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:


Ícone da hora atividade interativa
Debates


Ícone fonets históricas
Fontes históricas

ícone catálogo de sítios
Links Interessantes


Ícone de sugestoes de leitura
Sugestões de Leitura


Ilustração de vídeo
Vídeos




Links Interessantes
Blog Historiadora - Espaço para compartilhar fontes históricas.
Café História- Rede social baseada no modelo de web colaborativa voltada para estudantes, professores, pesquisadores ou simples apaixonados por história. É um espaço para se ler notícias, publicar textos, acessar vídeos, participar de debates, trocar ideias, conhecimentos e informações. 
Imagens Históricas - Blog que disponibiliza imagens históricas para fins educacionais.
Portal do Professor - Portal educacional mantido pelo MEC que possui diversos materiais mutimidias (áudios, vídeos, simuladores etc) e sugestões de aulas.


Sugestões de Leitura
ABUD, Katia Maria. A construção de uma Didática da História: algumas idéias sobre a utilização de filmes no ensino. História, Franca, v. 22, n. 1, 2003.
______. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, Dec. 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cadernos CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, Dec. 2005.


Vídeos
José Manuel Moran
O programa com o professor José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. Produção TV Paulo Freire.
Parte I Parte II Parte III

Marlene Rosa Cainelli
Programa Nós da Educação produzida pela TV Paulo Freire com a professora Marlene Rosa Cainelli. Doutora em História Social pela UFPR, Cainelli aborda o ensino de história, a formação de professores e alternativas para a prática em sala de aula.
Parte I Parte II Parte III
Recomendar esta página via e-mail: