Disciplina - História

Busca Educação

Queda do Muro de Berlim

Nome do autor: João Paulo da Rocha
Instituição/Escola: Colégio Estadual Guatupê
Município/Estado: São José dos Pinhais - Paraná
Conteúdo Estruturante: Cultura e Poder
Conteúdo Básico: Guerra Fria e Fim do Bloco Capitalista
Conteúdo Específico: Queda do Muro de Berlim
Série: 3º ano - Ensino Médio

Objetivos:

a) apresentar aos alunos o que foi e o que representou o Muro de Berlim;
b) compreender a importância histórica do Muro para a História recente;
c) entender, por meio do filme, o olhar do cidadão comum, sobre o muro e a própria divisão da Alemanha;
d) compreender o que significou a queda do muro para a Alemanha e para o mundo,
e) analisar criticamente uma obra de ficção com temática histórica.

Justificativa:
Ao longo de 40 anos, o mundo esteve dividido em dois lados antagônicos. Essa divisão ideológica entre Socialismo e Comunismo era simbolizada fisicamente por um muro de 66 km de extensão, que dividia em duas a cidade de Berlim. O Berliner Mauer, construído em 13 de agosto de 1961, e derrubado em 09 de novembro de 1990, dividiu muito mais que fisicamente a cidade. Ele dividiu famílias, destruiu vidas, desorganizou o ritmo normal de toda uma população. Sua queda, no início da década de 90, marcou formalmente o fim da Guerra Fria e uma mudança profunda na ordem social, política e cultural do mundo.
O Filme alemão “Adeus, Lênin!”, de 2003, mostra como esse muro e sua queda, e o que se seguiu ao fato, mudou a vida de uma família alemã, alterando seus sonhos e expectativas de futuro. Tal perspectiva está distante da visão político-econômica do fato que pretendemos transmitir aos alunos com esta prática pedagógica.

Descrição da Metodologia:

Com essa prática pretendemos complementar o conteúdo Fim da Guerra Fria. Tendo trabalhado com os alunos a situação da Alemanha, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e a consequente divisão entre RDA (República Democrática da Alemanha) e RFA (República Federal da Alemanha), indicamos o vídeo "Entre Muros" (http://www.youtube.com/watch?v=m9cJg6pcSq4) que apresenta o que foi e como foi construído o muro.
Nas aulas seguintes (é necessário, no mínimo, 3 aulas) apresentamos o filme:


Cartaz do filme adeus lênin.
Filme:

Adeus, Lênin! (Good Bye, Lênin!)
• Ano de lançamento (Alemanha): 2003
• Direção: Wolfganger Becker






Elenco:
• Daniel Brühl (Alexander Kerner
• Katrin Sab (Christine Kerner)
• Chulpan Khamatova (Lara)
• Florian Lukas (Denis)
• Alexander Beyer (Rainer)
• Burghart Klaubner (Robert Kerner)
• Michael Gwisdek (Diretor Klapprath)
• Christine Schom (Frau Schäfer)
• Rudi Völler (Rudi Völler)
• Helmut Kohl (Helmut Kohl)

Sinopse:
"Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos". (Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_12301_Adeus.Lenin.-(Good.Bye.Lenin.).html)
Após a exibição, realizamos um debate e a contextualização do filme, analisando elementos históricos constantes na película, discursos ideológicos e correlação do filme com o momento histórico vivido pelo mundo.
Os alunos, ainda, preparam uma atividade de pesquisa e relato do filme (a seguir).

Resultados:
O retorno superou as expectativas. Por ser um filme que não faz parte do estilo preferido da maioria dos alunos, e ainda em uma língua não comum a eles (o alemão), responderam bem ao roteiro e ao ritmo do filme, alguns ficando emocionados com o relacionamento entre mãe e filhos.
Nos relatórios e debates pude perceber que os discentes conseguiram fazer as relações históricas entre a ficção e os fatos históricos, e compreender um pouco mais sobre as mudanças de nossa história recente. Puderam, ainda, relacionar as mudanças ocorridas na Alemanha com as mudanças sociopolíticas do Brasil.

Atividade:

RELATÓRIO DO FILME: ADEUS, LENIN!
COLÉGIO ESTADUAL GUATUPE
ALUNOS:
3º ANO ___________
Avaliativo para compor nota na disciplina de História, para o terceiro trimestre de 2009.

Nota:___________________________
Obs:

Filme:
Adeus, Lenin! (Good Bye, Lênin!)
• ano de lançamento ( Alemanha ) : 2003
• direção: Wolfganger Becker

Elenco:
• Katrin Sab (Christine Kerner)
• Chulpan Khamatova (Lara)
• Florian Lukas (Denis)
• Alexander Beyer (Rainer)
• Burghart Klaubner (Robert Kerner)
• Michael Gwisdek (Diretor Klapprath)
• Christine Schom (Frau Schäfer)
• Rudi Völler (Rudi Völler)
• Helmut Kohl (Helmut Kohl)
• Daniel Brühl (Alexander Kerner

Sinopse:

"Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos". (Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_12301_Adeus.Lenin.-(Good.Bye.Lenin.).html)

01) Resumidamente, e com suas PRÓPRIAS palavras, comente o enredo do filme.
02) Identifique os protagonistas da história:
Alexander Kerner:
Christine Kerner
Lara:
Arriane Kerner:
Denis:
03) O filme trata da unificação de dois países. Qual o nome destes países representados pelas siglas:
DDR ou RDA:
BDR ou RFA:
04) O filme tem dois fatos históricos marcantes que nos permitem localizá-lo precisamente no tempo histórico. No início, o protagonista, ainda criança, está vendo na TV um fato histórico importante para a DDR. Que fato é esse e quando ocorreu?
05) A segunda parte do filme, quando o protagonista já é adulto, inicia-se com a preparação de um evento cívico da DDR. O que esse evento estava comemorando?
06) O acidente cardíaco da mãe do protagonista vai desencadear na DDR uma série de eventos que transformam a geopolítica do mundo. Em que ano se passam esses eventos e quais consequências trarão para a DDR e a BDR?
07) Qual o contexto histórico do Brasil no mesmo período em que ocorrem os eventos de transformação na DDR?
08) A mãe do protagonista, em um determinado momento do filme, o chama de “meine Klein kosmonaut” (meu pequeno cosmonauta), e em outra cena o protagonista diz aos seus irmãos que no seu país eles chamam os astronautas de cosmonautas. Por que essa diferença?
09) O nome do filme Good Bye, Lênin!, faz alusão ao fim do comunismo na DDR. Quem foi Lênin, e qual cena ilustra visualmente o nome do filme?
10) Por que a cena em que o banner da Coca-cola é desenrolado no prédio na frente da casa dos protagonistas se torna tão irônica frente à farsa por ele criada, na qual precisa “manipular a mídia” para justificar a presença da empresa em um país socialista?
11) Ao manipular as informações, pensando no bem de sua mãe, Alex usa um expediente comum na URSS: a manipulação da imprensa. Pesquise dois exemplos de manipulação de informações feitas na URSS no tempo de Stalin.
12) O filme, embora uma ficção, apresenta alguns personagens reais. Resumidamente:
Erich Honecker:
Sigmund Jahn:
Mikhail Serguéievich Gorbachev:
Helmut Kohl:
13) Algum desses personagens ainda está vivo? O que faz nos dias de hoje?

Recurso do Portal

ícone para acessar lista de vídeosEntre-Muros: A Fronteira Interna da Alemanha
Acesse o vídeo
Recomendar esta página via e-mail: