Disciplina - História

Informativos

01/12/2011

Edição 12/2011

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Você Também Pode Dar Um Presunto Legal

ícone trechos de filmeReflexão sobre a atuação do Esquadrão da Morte e do Delegado Sérgio Fleury, chefe do DOPS em São Paulo. Filmado clandestinamente, o documentário nunca foi exibido por representar risco de vida para seu elenco e equipe. Na época, seus negativos foram transferidos para Cuba. Em 2006 o diretor Sérgio Muniz digitalizou o filme. Com uma narrativa atual, o documentário utiliza-se de diversos materiais em sua construção – recortes de jornais e revistas, imagens captadas diretamente da televisão, transcrição de depoimentos de pessoas torturadas e fragmentos das obras de teatro "A Resistível Ascensão de Arturo Ui" (Bertold Brecht) e "O Interrogatório" (Peter Weiss). Neste trecho, o diretor enfatiza o chamado milagre econômico, as diferenças sociais do Brasil e o acordo tácito entre burguesia e militares através de mecanismos como o CCC - comando de caça aos comunistas - e a TFP - Tradição, família e propriedade.

A dica da semana é: A República brasileira: populismo/ditadura militar

ícone práticas realizadasRelato de experiência enviado pela Professora Celma Faria de Souza Burille. Aproveitando a democracia recente, porém já fortalecida, após tantos contratempos nesse pouco tempo de existência, e o ano eleitoral 2010, que proporcionou uma revolução com uma mulher candidata à presidência do Brasil, solicitei aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a realização de uma pesquisa em quatro turmas de diferentes colégios estaduais. (...) o trabalho proposto tem como meta principal proporcionar aos alunos do último ano do Ensino Médio a avaliação das rupturas desse período, bem como a valorização da democracia através da participação popular (voto secreto e eleições).

A dica da semana é: Uma viagem pela história da cédula eleitoral

ícone infográficoInfográfico sobre as modificações do sistema eleitoral, desde a cédula de papel da República Velha para o sensor biométrico que será usado a partir das eleições de 2010.



A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.