Disciplina - História

A República brasileira: populismo/ditadura militar

Nome do autor: Celma Faria de Souza Burille
Instituição/Escola: Colégio Estadual Mário Quintana e Santa Felicidade
Município/Estado: Cascavel - Paraná
Conteúdo: A República brasileira: populismo/ditadura militar
Série: 3º ano - Ensino Médio

Introdução
Aproveitando a democracia recente, porém já fortalecida, após tantos contratempos nesse pouco tempo de existência, e o ano eleitoral 2010, que proporcionou uma revolução com uma mulher candidata à presidência do Brasil, solicitei aos alunos do 3º ano do Ensino Médio a realização de uma pesquisa em quatro turmas de diferentes colégios estaduais. Os resultados foram positivo e surpreendentes.
A história da República brasileira está repleta de contradições. Um regime com o propósito de garantir mais participação popular nas decisões políticas do país, que tem como princípio básico as eleições, se revelou um regime de golpes de estado e ditaduras, ora civil ora militar.
Desde o início da República (1889) ocorreram várias mudanças políticas no Brasil. O país, que nas primeiras décadas era governado por políticos denominados coronéis, interessados em beneficiar uma pequena elite econômica, na chamada “república velha” ou “coronelismo”, após a "Revolução de 1930" perderam o poder. Em outubro daquele ano, um grupo político de oposição, liderado por Getúlio Vargas, tomou o poder e colocou seu lider como presidente da República, rompendo com a política do café-com-leite. Vargas governou o país por 15 anos, aprovou a lei do voto secreto, das eleições presidenciais, da participação popular na política, porém se tornou um ditador, admirador da política nazista de Hitler. Após ser tirado do poder em 1945 pelos militares, voltou ao poder em 1950, através do voto popular na recente democracia do país. De 1946 a 1964, o país viveu um período conturbado política e economicamente, onde os militares tentaram por duas vezes tomar o poder - na segunda tentativa, em 1964, conseguiram assumir o poder e implantar a ditadura militar, que durou 21 anos.
Nesse contexto, o trabalho proposto tem como meta principal proporcionar aos alunos do último ano do Ensino Médio a avaliação das rupturas desse período, bem como a valorização da democracia através da participação popular (voto secreto e eleições).

Objetivo geral
O objetivo do trabalho é conhecer o significado de Democracia e o seu valor na sociedade atual por meio do voto e da participação popular no processo eleitoral do ano de 2010.

Objetivos específicos
Conceituar Democracia, voto secreto, voto feminino.
Compreender o significado de Democracia nos diversos tempos históricos e suas diferenças com a atualidade.
Diferenciar Ditadura de Democracia, para compreender a valorização desta última em nossa sociedade atual.
Compreender a importância do voto secreto, pois proporciona a liberdade do cidadão na escolha de seus candidatos.
Compreender a importância das eleições para o processo de aperfeiçoamento da Democracia atual.
Conhecer o processo eleitoral no Brasil e entender a importância da participação política do cidadão.
Perceber o crescimento da participação da mulher no processo político-eleitoral no Brasil, principalmente na eleição de 2010.

Procedimentos metodológicos
Inicialmente, o tema foi introduzido através de aula expositiva, fazendo um resumo dos conteúdos anteriores sobre os anos iniciais da república brasileira.
Após, os alunos assistiram ao vídeo sobre a Era Vargas, Construtores do Brasil, disponível na TV Multimídia.
A seguir, conceituou-se o Populismo e suas características no Brasil, bem como a participação popular na política após a redemocratização, em 1946. Foi destacada a participação da juventude brasileira nesse período, principalmente no início da década de 1960, e a ditadura militar - como os militares interromperam a democracia no país, com o apoio dos EUA, país que disputava com a URSS o domínio político da América Latina, naquele período da Guerra Fria.
Outro vídeo utilizado foi a vídeo-aula A Ditadura Militar Brasileira, disponível na TV Multimídia, que mostra de maneira clara as torturas, os desaparecimentos, a luta da esquerda contra os militares, bem como a perseguição, as prisões, as mortes dos opositores ao regime militar.
Na sequência, foi proposta aos alunos uma pesquisa e apresentação de trabalhos sobre as eleições no país, que no ano de 2010 alcançaram os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Senado e Deputados Federais e Estaduais. O intuito dessa atividade era oportunizar aos alunos maior conhecimento do processo democrático existente no país, além de incentivá-los a participar desse processo de forma mais crítica e consciente. Acreditávamos que conhecendo os candidatos em todos os níveis, suas propostas ou a falta delas, os alunos formassem uma opinião mais clara do processo eleitoral do ano de 2010 e se preparassem para as futuras escolhas de uma forma mais consciente, ajudando a transformar de maneira positiva a política em nosso país.

Relato
Inicialmente, a proposta foi sugerida nos colégios estaduais Mário Quintana e Santa Felicidade, para alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Foram formados de 03 grandes grupos nas salas. O primeiro grupo faria a pesquisa sobre a importância do voto popular, secreto, feminino, os três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário); o segundo grupo pesquisaria sobre os principais candidatos à presidência da República, suas biografias, propostas, partidos e coligações partidárias; e o terceiro grupo pesquisaria os principais nomes para o Legislativo no Paraná (Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, esses últimos somente os candidatos da região Oeste).
Os alunos tiveram cerca de um mês para a pesquisa. Os trabalhos seriam apresentados na semana anterior ao primeiro turno das eleições.
No Colégio Mário Quintana houve a realização da apresentação na data prevista, porém no Colégio Santa Felicidade, houve um pequeno atraso na programação, e as apresentações ocorreram após o primeiro turno, havendo necessidade de mudar um pouco o trabalho. Assim, os alunos realizaram uma análise do resultado do primeiro turno para as eleições presidenciais, com os dois candidatos que foram para o segundo turno e os candidatos eleitos a deputados federais e estaduais da região oeste do Paraná.
No Colégio Mario Quintana, os alunos do grupo 2 conseguiram fazer um bom trabalho: a análise da importância da democracia no Brasil e a obtenção de informações sobre os candidatos à presidência da República, para governador do Estado do Paraná e deputados. Esse grupo provocou grande debate junto à turma, porque entre os dois principais candidatos à presidência, pela primeira vez na história do nosso país, uma era uma mulher; e esta tinha reais chances de vencer. Houve muita discussão em torno da vida regressa e da vida pessoal dessa candidata. Percebeu-se aí a presença de um machismo presente tanto entre os meninos como entre as meninas. Chamei a atenção deles para esse fato, que alguns negaram enfaticamente. O grupo 3 destacou a falta de propostas claras dos candidatos a senadores e deputados federais e estaduais. Questionaram a importância da democracia representativa atual, mas perceberam a importância do voto e que eles não podem se abster de participar ou de votar apenas por votar, sem acreditar numa verdadeira mudança.
No Colégio Santa Felicidade, os alunos conseguiram realizar um trabalho de análise sobre os resultados do primeiro turno muito satisfatório. O primeiro grupo destacou a importância do voto feminino e da participação crescente da mulher nas eleições - como uma das principais candidata a presidência da república, pela primeira vez na história do país. O segundo grupo apresentou as diferenças políticas dos dois principais candidatos à presidência e analisou muito bem a biografia do governador eleito do nosso Estado, chamando a atenção para o fato de ser opositor ao governo atual. O terceiro grupo destacou a falta de propostas dos deputados federais e estaduais eleitos pela região oeste. Chamaram a atenção do grupo como esses candidatos venceram uma eleição sem deixar claro para os eleitores o que vão defender na Assembleia Legislativa e no Congresso. Esse grupo também destacou os dois nomes eleitos para o senado pelo Estado do Paraná e a contradição de dois candidatos de partidos de oposição ao governador eleito vencerem ao senado. Também perceberam como os eleitores brasileiros e paranaenses ainda não tem a prática de pesquisar a vida regressa do seu candidato, bem como suas propostas. Esse foi o trabalho que mais chamou a atenção dos colegas na sala, o mais discutido. Acredito que seja porque são os políticos eleitos para cargos que estão mais próximos do povo paranaense e da nossa realidade política.


Referências
CARVALHO, José Murilo de. Formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
SILVA, Marcos. (Org.) Brasil: 1964 / 1968. A ditadura já era ditadura. São Paulo: LCTE, 2008.
SILVEIRA, Marco Antonio. A volta da Democracia no Brasil (1984-1992). São Paulo: Saraiva, 2006.
VALE, Maria Ribeiro do. 1968: o diálogo é a violência. Movimento Estudantil e Ditadura Militar no Brasil. São Paulo: Unicamp, 2009.

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