Disciplina - História

Projeto e Execução

O desejo de uma nova capital

A primeira atitude que vislumbrou possibilidade de interiorização da capital partiu dos inconfidentes mineiros, que pretendiam fazer de São João del Rei a capital do país livre. Dessa forma, como os inconfidentes foram derrotados, a ideia de interiorização da capital brasileira hibernou, e acordou já no século 19 com José Bonifácio de Andrada e Silva. Neste mesmo século um projeto foi apresentado ao Senado, e a primeira aventura, em lombo de burro e na botina, aconteceu para indicar regiões propícias à colonização europeia no Brasil.

Já na República, Marechal Deodoro da Fonseca fez do Rio de Janeiro capital provisória da República e os constituintes de 1890/91 deram mais um passo para o surgimento de Brasília. Durante 100 dias de trabalhos determinaram uma área de 14.400 quilômetros quadrados, sob a forma de quadrilátero destinado à nova capital brasileira. Só se voltou a falar em mudança da capital do País em 1922, por ocasião do primeiro centenário da independência do Brasil. Aconteceu no dia 7 de setembro daquele mesmo ano, o lançamento da pedra fundamental exatamente onde hoje fica a cidade de Planaltina.

Lançada a pedra fundamental da construção da nova capital, o Brasil dos presidentes Epitácio Pessoa, Arthur Bernardes, Washington Luís e Getúlio Vargas, viveu entre dificuldades econômicas; políticas, revoluções e ditadura. Após este período, a ideia voltou revigorada, aprovada na Constituição de 1946, que determinava que a nova capital fosse instalada no Planalto Central. Comissões de estudos foram formadas e o nome Brasília foi consagrado; em 1953 o presidente Vargas contrata uma empresa norte americana para fazer o levantamento aéreo da região escolhida no Planalto Central, dando o início ao processo que viria a se consolidar com JK.

A consolidação de um sonho

Candidato a presidência pela coligação PSD-PTB, Juscelino Kubitschek de Oliveira em seu primeiro comício no interior de Goiás afirmou que construiria a nova capital. Com o slogan de "50 anos de progresso em 5 anos de governo" a modernização do país era o eixo do discurso do candidato e a nova capital se encaixava-se perfeitamente nessa fala. Depois de eleito, JK assinou a Mensagem de Anápolis, lançando as bases para a criação da NOVACAP (Cia Urbanizadora da Nova Capital) que iniciou os trabalhos a 3 de novembro de 1956.

No dia 21 de abril de 1960, a grande obra de JK é definida, e a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília possibilita a transformação da região centro oeste, praticamente despovoada, numa área desenvolvida. Finalmente, no último ano do mandato do presidente Juscelino Kubitschek, que durante toda a campanha presidencial defendeu a criação da nova cidade, que passou a ser vista como símbolo da modernidade e principalmente de um novo Brasil, houve a inauguração de Brasília. Partindo desse pressuposto, a modernidade não estava apenas nos traços de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa na estética da cidade, todavia, principalmente na ideia de desenvolvimento que a nova cidade representava.

No pensamento social brasileiro a modernidade e industrialização eram recorrentes para legitimar o país como nação independente e desenvolvida. Logo, para transformar o Brasil em uma nação moderna era preciso demarcar o fim e o início de uma nova era, outrossim, a construção de Brasília representaria isso. Em inúmeras oportunidades e para os mais diversos públicos, Brasília sempre foi apresentada como algo maior que uma cidade, haja vista que, tratava-se da materialização de um sonho destinado a redimensionar o futuro da nação, a unificar o país e a trazer à realidade as vastas potencialidades sempre alardeadas.

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: