Disciplina - História

Quadrilátero Cruls

Com a Proclamação da República, em 1889, essa preocupação e intenção foi materializada na Constituição, que estabeleceu à União a propriedade de uma zona de 14.400 km2 no Planalto Central, que seria oportunamente demarcada para o estabelecimento de uma futura sede de governo.

Em 1892, para cumprir a Constituição, Floriano Peixoto nomeou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, cujo objetivo era iniciar de fato a demarcação do Distrito Federal. Foi a primeira iniciativa oficial do governo brasileiro para concretizar a mudança da capital. Essa comitiva ficou conhecida por Missão Cruls. Ficou conhecida assim por ser chefiada pelo Astrônomo Luiz Cruls.

Luiz Cruls era um notável astrônomo belga, diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro. Para cumprir a determinação de Floriano Peixoto, Cruls organizou uma equipe de 21 pesquisadores, entre geólogos, geógrafos, botânicos, naturalistas, engenheiros, médicos e higienistas, que seguiram a Ferrovia Mogiana, do Rio de Janeiro a Uberaba, e depois rumaram ao Planalto Central, percorrendo um total de 4 mil quilômetros.

Em um determinado momento, surgiu um grande problema de localização geográfica. Não havia quaisquer pontos de referência para prosseguir a viagem rumo ao interior. No entanto, para um astrônomo experiente, não foi difícil se guiar através de um mapa detalhado sobre os olhos: as estrelas. Assim, para se orientar na imensidão do território Brasil Central, Cruls calculava a posição das constelações e analisava, toda noite, o rumo a ser tomado. E dessa forma chegaram lá.

A missão Cruls identificou a zona pré-definida pela Constituição, demarcando a área de 14.400 Km2. A partir dessa empreitada foi desenhado, pela primeira vez no mapa do Brasil, o "quadrilátero Cruls", criando oficialmente a expressão "Distrito Federal". A comitiva realizou estudos científicos até então inéditos na região, mapeando aspectos climáticos e topográficos, além de estudar a fauna, a flora e os cursos d’água do trajeto, o modo de vida dos habitantes, os aspectos urbanos e arquitetônicos das cidades pelo caminho, além das doenças mais comuns.

O espaço destinado ao futuro Distrito Federal, definido em 1893, aparece no Pequeno Atlas do Brasil, de 1922. O ponto demarcado era conhecido como Quadrilátero Cruls, referência à missão exploratória.

Fontes de Pesquisa


Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: