Disciplina - História

As artes nas décadas de 50 e 60

O Brasil esteve, nas décadas de 1950 e 1960, num espaço de tempo onde se definiram os caminhos de uma arquitetura moderna e nacional, inspirada nos princípios do "racionalismo" de Le Corbusier. Esse modernismo determinou mudanças drásticas na paisagem urbana que propiciaram avanços radicais na estética e na técnica de construção, quando predominou o concreto armado, o aço, o vidro, linhas e formas geométricas simples e puras, devido à desornamentação da arquitetura, num processo coroado pela construção de Brasília (1957-1960). Com o plano piloto de Lúcio Costa e os projetos de Oscar Niemeyer, a Arquitetura Moderna se instaura, constituindo-se num ambiente brasileiro.

Nesse contexto racionalista, havia também o movimento artístico vanguardista definido como Concretismo, inicialmente na música e depois na poesia e nas artes plásticas. Em 1951, a 1ª Bienal Internacional de São Paulo abre as portas do país para as novas tendências. Em 1956, o Concretismo se instaura no Brasil com a exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Ao lado de outras manifestações culturais que começavam a se impor nesse momento histórico (a televisão, o rock and roll, entre outros) nasce, na capital fluminense, o movimento da Bossa Nova, que se associa ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960). Esse movimento lança, em 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo a canção Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes). De início, o termo Bossa Nova era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Todavia, anos depois, tornar-se-ia um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinícius de Moraes e Antonio Carlos Jobim.

Desde fevereiro de 1958, o presidente Juscelino Kubitschek deixa encomendada, a Vinicius e Tom, a Sinfonia da Alvorada, que mais tarde ficou conhecida como Sinfonia de Brasília, porém, o trabalho da dupla foi adiado por causa de protestos contra a construção da cidade, originados principalmente nas áreas de oposição ao governo. Dessa forma, esperava-se a execução da Sinfonia no dia 21 de abril de 1960, data marcada para a mudança da capital. No entanto, Brasília foi inaugurada sem a Sinfonia, que foi apresentada em primeira audição somente em 1966, na TV Excelsior de São Paulo.

Partindo desse pressuposto, pode-se entender Brasília como o epicentro das ações dos vários atores sociais e políticos envolvidos na construção desse mosaico moderno da cultura brasileira: intelectuais, artistas, políticos e cidadãos comuns das mais variadas origens.

Fontes de Pesquisa


Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: