Disciplina - História

A Revolta de 1957 no Sudoeste do Paraná

Autora: Professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Ditec/Portal Dia a Dia Educação
Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão

1. Nível de ensino
: Médio.

2. Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho e Relações de Poder.
2.1 Conteúdo Básico: Movimentos sociais, políticos e culturais e as guerras e revoluções.
2.2 Conteúdo Específico: A revolta de 1957 no Sudoeste do Paraná

3. Objetivo:
  • Compreender as razões para o conflito entre jagunços e colonos no sudoeste do Paraná em 1957.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas.

5. Justificativa
O momento de embate entre colonos e jagunços no sudoeste do Paraná passou a ser conhecido como “Revolta de 1957” e marca um episódio onde os colonos venceram, conseguiram expulsar os jagunços e conquistaram juridicamente a propriedade das terras. Essa parte da história paranaense pode ser interpretada à luz da historiografia identificada com a Nova Esquerda Inglesa, onde os eventos ocorridos com grupos vistos como inferiores ou despossuídos ganham visibilidade, pois “(...) procuraram analisar a concepção de poder de forma a apresentar outros atores sociais e outros espaços de poder, o que ficou conhecido como a história vista de baixo”. (PARANÁ, 2008, p. 55). Essa abordagem permite aos estudantes se reconhecerem como sujeitos históricos e rompe uma visão positivista, onde apenas os feitos dos “grandes heróis” eram reconhecidos como eventos históricos. Além disso, a inserção desse conteúdo visa cumprir a Lei n. 13.381/01, que torna obrigatório o ensino de História nos Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual.

6. Encaminhamento

Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula


7. Relações Interdisciplinares
Ao abordar o tema na perspectiva da História vista de baixo, o professor aproximará os estudantes da discussão acerca dos movimentos sociais, conteúdo abordado em Sociologia.

8. Aprendizagem esperada
Após as atividades propostas nessa sequência de aulas, o professor deverá observar se os estudantes compreenderam o conflito entre jagunços e colonos no sudoeste do Paraná em 1957.

Ícone ReferênciasReferências

ícone opinião
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: