Disciplina - História

O Incrível Exército de Brancaleone - Cavalaria

O filme de Mario Monicelli, pode ser considerado um clássico da cinematografia italiana. A narrativa retrata alguns costumes da cavalaria medieval por meio de elementos satíricos. Na Itália, "L`armata Brancaleone" recebeu os prêmios de melhor fotografia, de melhor figurino e de melhor trilha sonora.

O Incrível Exército de Brancaleone foi nitidamente inspirado na história de Dom Quixote de Miguel de Cervantes. No enredo, o nobre Brancaleone e seus homens enfrentam perigos, tais como: a peste negra, os sarracenos, os bizantinos e os bárbaros, focalizando a dimensão das relações sociais identificadas com o feudalismo e apresentando ao espectador o poder da Igreja Católica no contexto da Baixa Idade Média.

Neste trecho, o diretor apresenta o encontro de Brancaleone de Nórcia com sua armada. Em algum lugar da Europa medieval, um grupo de homens livre rouba os pertences de um cavaleiro. Entre os objetos, os vilões encontram uma carta de posse de um feudo. Mas para tomar posse dessa terra, o pergaminho deve ser apresentado por um cavaleiro, assim os ladrões buscarão um nobre para se tornar dono do feudo, em troca, o cavaleiro deverá dividir a terra com eles. Ainda nesse trecho, é possível observar a organização dos torneios medievais e como alguns nobres sem riquezas materiais poderiam obter recursos por meio de seu título.

(L`armata Brancaleone), Comédia, Itália, 1966, 120 min., COR. Direção: Mario Monicelli.



Palavras-chave: cavalaria, Idade Média, nobreza, torneios medievais.

  • 20572
  • 1531
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações