Disciplina - História

1984 - Manipulação do passado

Filme baseado na obra de George Orwell. Conta a história de Winston Smith, membro do partido externo, funcionário do Ministério da Verdade. A função de Winston é reescrever e alterar dados de acordo com o interesse do Partido. Winston questiona a opressão que o Partido exerce sobre os cidadãos: se alguém pensasse diferente cometia "crimideia" (crime de ideia em novilíngua) e fatalmente era capturado pela Polícia do Pensamento, sendo vaporizado. Desaparecia. Inspirado na opressão dos regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, o filme não se resume a apenas criticar o Stalinismo e o Nazismo, mas toda a nivelação da sociedade, a redução do indivíduo em uma peça que deve servir ao Estado ou ao mercado, por meio do controle total, incluindo o pensamento e a redução do idioma.

Nesse trecho, Winston escreve em seu diário coisas que são consideradas criminosas pela "polícia do pensamento". Na cena seguinte, ele está em seu trabalho que pode ser definido como a reformulação do passado para controlar o presente. Trecho interessante para a discussão do trabalho do historiador e sobre a teoria da História.

(1984), Drama, Reino Unido, 1984, 113 min., COR. Direção: Michael Radford.

Palavras-chave: relações de produção, relações de trabalho, relações culturais, ideologia, nazifascismo, teoria da história.

  • 19377
  • 86
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações