Disciplina - História

História

22/04/2019

Evento do MAE no Abril Indígena UFPR 2019

O evento “Nosso jeito de ser Guarani: Diálogos entre museus e populações indígenas” promoverá uma visita guiada à exposição “Nhande Mbyá Reko” no dia 27 de abril, às 15 horas. A atividade integra a programação do “Abril Indígena da UFPR 2019”.

Realizada por Juliana Kerexu, do povo Guarani, a visita abordará as formas encontradas para trazer ao público aspectos da forma de vida, da arte, do cotidiano, da cosmologia e da religiosidade Guarani, tomando como ponto de partida o artesanato das comunidades.

O trabalho envolveu o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e cinco comunidades Guarani do litoral paranaense – Pindoty (Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá-PR), Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande-Guaraqueçaba/PR); Guaviraty e Karaguata Poty (TI Sambaqui/Pontal do Paraná-PR), Kuaray Haxa (Guaraqueçaba-PR). Além da visita, estão previstas conversa com organizadores da Exposição e a venda de artefatos Guarani.

Haverá transporte gratuito para Paranaguá, aberto ao público em geral interessado no evento, com saída de Curitiba às 13 horas, em frente da Reitoria da UFPR. Para ter direito ao embarque, preencha o formulário disponível neste link.

baner abril indígena ufpr



















Esta notícia foi publicada no site https://www.ufpr.br/ em 22/04/2019. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.