Disciplina - História

Informativos

02/04/2019

Edição: 02/2019

Informativo

Olá professor!

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponibilizados no repositório: Escola Interativa - Recursos Digitais. Vinculado ao Portal Dia a Dia Educação, este repositório foi criado para reunir, em um único espaço, os mais variados recursos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

O audiovisual ocupa um lugar de destaque na contemporaneidade, onde as relações sociais são, em grande parte, mediadas em meios virtuais - o que se define como uma cultura multimídia. Podemos afirmar que ele possui um lugar de destaque em nossa sociedade desde o início do século XX, quando o cinema surge como expressão artística que impulsiona a consolidação de uma indústria cultural. Dessa forma, ao olhar para o passado o historiador não pode ignorar esse tipo de fonte.

De acordo com Marcos Napolitano (2011), ao abordar o audiovisual como fonte, o professor deve analisá-lo em duas perspectivas complementares. De um lado, deve realizar uma decodificação técnico-estética, ou seja, perguntar quais são os mecanismos formais específicos mobilizados pela linguagem. E por outro lado, deve realizar uma decodificação de natureza representacional, observar quais os eventos, personagens e processos históricos estão nele representados.

Então, vamos inserir estas fontes em sua prática pedagógica?

ícone vídeos
  Irmãos Lumière - Primeiro Filme (1895)

ícone vídeos
Festival da canção 1967 - Alegria, alegria

ícone vídeos
Pato Donald e o pesadelo nazista (1943)
ícone vídeos
Propaganda: governo Geisel (1976)


NAPOLITANO, M. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2011.

Clique aqui, caso queira ASSINAR o recebimento do boletim informativo.


http://www.historia.seed.pr.gov.br

 

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais
Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão
81670-390 - Curitiba - PR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.