Disciplina - História

Informativos

19/04/2018

Edição: 43/2018

Informativo
Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponibilizados no repositório: Escola Interativa - Recursos Digitais. Vinculado ao Portal Dia a Dia Educação, este repositório foi criado para reunir, em um único espaço, os mais variados recursos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

A dica é: Jogo - Fotos Antigas

Sequência de AulasVocê vai conhecer retratos de brasileiros do século XIX e início do XX. São fotografias de homens, mulheres e crianças em diferentes situações sociais. O jogo consiste em formar pares de retratos.



A dica é: Página Web - Povos Indígenas no Paraná

ícone artigos No Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas. Aproximadamente 70% pertence ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê) e 30% ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani). Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 Terras Indígenas/Aldeias.


A dica é: Vídeo - Anacronismo, sincronia, diacronia e porque a história não se repete

ícone trechos de filmeVídeo do canal ObrigaHistória do Youtube. Nele o historiador Icles Rodrigues discute os conceitos de anacronismo, sincronia e diacronia aplicados à análise histórica. O autor também fala pouco sobre o motivo pelo qual os historiadores discordam da ideia muito difundida popularmente que "a história se repete".


A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador!



 

http://www.historia.seed.pr.gov.br

 

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais
Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão
81670-390 - Curitiba - PR

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.