Disciplina - História

Informativos

16/07/2012

Edição 19/2012

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é:
A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História

ícone artigosAs reflexões contidas neste artigo fazem parte do conjunto de preocupações relacionadas com o significado escolar do conhecimento histórico e sua participação no processo de renovação da escola que, "(...) tem uma terrível necessidade de ser transformada" (Snyders, 1988, p. 11). Trata-se de transformar a escola, reformulando os conteúdos que a definem. As reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição dos conteúdos e de suas abordagens, no ensino de história das séries iniciais, tendo como finalidade a formação da consciência histórica de alunos e professores. Estas reflexões foram produzidas no contexto do projeto "Recriando Histórias".Como resultados, aponta-se a explicitação de princípios que poderão nortear a vivência de novas práticas em aulas de história, em especial quanto à possibilidade de novas formas de captação e didatização de conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência histórica crítico-genética (Rüsen, 1992).

A dica da semana é: Marlene Rosa Cainelli

ícone vídeosPrograma Nós da Educação produzida pela TV Paulo Freire com a professora Marlene Rosa Cainelli. Doutora em História Social pela UFPR, Cainelli aborda o ensino de história, a formação de professores e alternativas para a prática em sala de aula. Programa em três partes.



A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.