Disciplina - História

História

08/12/2011

MAE inaugura exposição “No Ritmo do Fandango” em Paranaguá

Na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE UFPR) inaugura a exposição “No Ritmo do Fandango” em Paranaguá. Às 16h30, o museu realiza em seu auditório a mesa-redonda "No ritmo do Fandango: conversando com os mestres" com a profª Jandira Xavier Gonzaga (Diretora de Extensão da FAFIPAR) e os fandangueiros Mestre Nemésio e Mestre Brasílio. Às 18h, o MAE inaugura a exposição e o cine-clube do museu. A inauguração será encerrada às 18h30, com a apresentação do grupo de Fandango do Mestre Brasílio no pátio interno do prédio.
A exposição acontece até 8 de abril de 2012 e aborda o tema sobre os aspectos da construção dos instrumentos e da realização da festa, expondo ferramentas, rabecas em diversas fases de confecção, tamancos, dentre outros utensílios que dão vida às danças e músicas desse universo de estilo de vida simples, humilde e único. Além disso, um vídeo feito para a exposição mostrará a visão de mestres fandangueiros sobre a festa e sua construção. O evento traz ao público objetos pertencentes ao acervo de Cultura Popular do museu, além de imagens do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como “Macaxeira”, autor do livro “Fandango no Paraná: Olhares”. Haverá ainda três maquetes em papel machê da artista Elizangela Sarraf cedidas pelo SESC de Paranaguá.
O Fandango é uma colorida festa de tradição do sul e sudeste brasileiro, originada em comunidades de trabalho rural, presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval. A exposição é organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná. Inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede principal está localizada no município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

Serviço
Exposição “No Ritmo do Fandango”.
Data: de 9 de dezembro de 2011 a 8 de abril de 2012
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR  Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá - PR.
Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3423-2511
Acesso em 08/12/2011 no site: proec.ufpr.br/links/mae.htm
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.