Disciplina - História

Informativos

01/08/2011

Edição 08/2011

Informativo
Olá, professores e professoras.

A dica da semana é: Bela Noite para Voar

ícone trecho de filmeBela Noite para Voar é um filme brasileiro de 2009, do gênero drama biográfico, dirigido por Zelito Viana, roteiro baseado no livro de Pedro Rogério Moreira. Narra os eventos relacionados ao período JK e indica as tentativas de derrubada do governo por parte de grupo de oficiais da Aeronáutica. Nesse trecho, JK visita as obras de Brasília onde se encontra com Oscar Niemayer. Mostra-se o presidente dono de uma personalidade afetuosa, abraçando muitos candangos no campo de obras.

A dica da semana é: Fontes Escritas

fontes escritasAs fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. No entanto, desde os anos 1920, com a chamada "revolução documental" promovida pela Escola dos Annales, as fontes orais e iconográficas passaram a ter a mesma importância para a escrita da história. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato pdf. Essas informações podem ser utilizadas pelos professores como material de apoio em sala de aula.


A dica da semana é: Roma - Grandes Civilizações

ícone vídeosAnimação sobre a civilização romana que apresenta as diversas fases da história política, social e cultural dos romanos. Série em duas partes: parte I e parte II.




A melhor forma de conhecer a página de História é explorando-a. Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.