Disciplina - História

História

21/01/2011

25 de janeiro: Dia Nacional da Bossa Nova

Patrícia Saldanha - Notícias do Ministério da Cultura.
Ritmo musical e movimento cultural, a Bossa Nova é a mais nova expressão da cultura brasileira a ser homenageada com a decretação de uma data comemorativa. A lei estabelecendo a criação do Dia Nacional da Bossa Nova foi sancionada pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União.
A data será comemorada em todo o país em 25 de janeiro, dia do nascimento de um dos grandes expoentes do novo gênero musical, genuinamente brasileiro, Tom Jobim. O projeto de lei de autoria do Poder Legislativo, que propôs mais essa homenagem à Cultura nacional, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC).
No parecer, a equipe do MinC reconhece o valor histórico e a contribuição desse gênero musical na composição da identidade nacional. Considera que a nova data comemorativa contribuirá para o propósito institucional de reconhecimento, promoção e proteção da cultura brasileira, além de render justa homenagem a um grande ícone da música popular do país.
A Bossa Nova nasceu no Brasil, no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba: de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.
Alguns críticos musicais destacam a influência do jazz norte-americano, do período pós-guerra, como sendo uma das influências dessa nova maneira de compor e cantar no Brasil. Um embrião do movimento foram as reuniões de músicos de classe média, na zona sul carioca, principalmente no apartamento da cantora Nara Leão. Nesses encontros, o grupo de amigos reunia-se para ouvir e fazer músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.

Esta notí­cia foi publicada em 24/04/2009 no Portal do Ministério da Cultura. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Leia o texto do Projeto de Lei para a criação do Dia Nacional da Bossa Nova.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Recarregar CAPTCHA