Disciplina - História

História

16/04/2010

A escolha do nome para a capital Federal

O nome da capital foi definido na Constituição de 1823, mas o projeto ficou esperando na gaveta do Império. Somente dois anos depois de proclamada a República, o marechal Floriano Peixoto delegou ao astrônomo belga Luís Cruls, chefe do Observatório Nacional, a missão de mapear a área onde seria criado um novo Distrito Federal.
Cruls reuniu uma equipe com os melhores técnicos da geração dele. Em 9 de junho de 1892 partiram de trem do Rio de Janeiro levando 206 caixas de equipamentos. Seguiram até Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde se embrenharam nas terras quase desconhecidas do Planalto Central no lombo de mais de 100 mulas.O Quadrilátero Cruls tem 160km de extensão por 90km de lado, muito maior que o quadrilátero de Juscelino Kubitschek. A área onde a capital foi construída fica bem no centro do losango e foi escolhida porque está próxima de um divisor de águas.
Em 2003 um grupo de cientistas fez o trajeto da expedição Cruls e confirmou a qualidade técnica da missão Cruls e a importância vital para a construção de Brasília. Com o mesmo rigor científico, a expedição Cruls levou também cultura e informação a cidades como Pirinópolis. Mas foi em Jataí, no oeste de Goiás, que o projeto de construir Brasília começou a sair do papel, 60 anos depois.Em abril de 1955, Juscelino Kubitschek foi a Jataí dar início à campanha presidencial e plantar a semente da nova capital.
Fonte: eBand
Publicado em 16/04/2010. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor do texto.
Saiba mais...
O Tema É: Brasília - 50 anos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.