Disciplina - História

Galerias de Imagens > > O Estado e as relações de poder

Jânio Quadros e JK

Jânio da Silva Quadros foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 momento que renunciou, alegando que forças ocultas o obrigavam a esse ato.
Candidato à presidência pela coligação PSD-PTB, Juscelino Kubitschek de Oliveira, em seu primeiro comício no interior de Goiás, afirmou que construiria a nova capital. Com o slogan de 50 anos de progresso em 5 anos de governo a modernização do país era o eixo do discurso do candidato e a nova capital se encaixava-se perfeitamente nessa fala. Depois de eleito, JK assinou a Mensagem de Anápolis, lançando as bases para a criação da NOVACAP (Cia Urbanizadora da Nova Capital) que iniciou os trabalhos a 3 de novembro de 1956.<br><br/>
Palavras-chave: JK, relações de poder, relações culturais, governo, discurso, Brasília, nacional-desenvolvimentismo.

Fonte: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/

Jânio da Silva Quadros foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 momento que renunciou, alegando que forças ocultas o obrigavam a esse ato. Candidato à presidência pela coligação PSD-PTB, Juscelino Kubitschek de Oliveira, em seu primeiro comício no interior de Goiás, afirmou que construiria a nova capital. Com o slogan de 50 anos de progresso em 5 anos de governo a modernização do país era o eixo do discurso do candidato e a nova capital se encaixava-se perfeitamente nessa fala. Depois de eleito, JK assinou a Mensagem de Anápolis, lançando as bases para a criação da NOVACAP (Cia Urbanizadora da Nova Capital) que iniciou os trabalhos a 3 de novembro de 1956.

Palavras-chave: JK, relações de poder, relações culturais, governo, discurso, Brasília, nacional-desenvolvimentismo.