Disciplina - História

Povos ameríndios e a conquista da América pelos espanhóis

Nome do autor: João Paulo da Rocha
Instituição/Escola: Colégio Estadual Guatupê
Município/Estado: Curitiba - Paraná
Conteúdo: Povos ameríndios e a conquista da América pelos espanhóis
Série: 3º ano - Ensino Médio

Objetivos
a) apresentar aos alunos uma reflexão visual, ainda que com adaptações, dos povos que habitaram a América no momento da chegada dos espanhóis, em 1492;
b) compreender a importância desse momento histórico;
c) analisar as diferentes formas de organização cultural, social e política dos povos ameríndios;
d) identificar as adaptações e anacronismos presentes no filme apresentado;
e) analisar criticamente uma obra de ficção com temática histórica.

Justificativa
Quando debatemos com os alunos sobre os povos indígenas na América Pré-colombiana, muitos acreditam que estes povos eram uma única massa, com mesma cultura e organização social.
Dessa maneira, a partir do O filme “Apocalypto” (2006), ainda que este apresente adaptações livres do momento histórico, é possível que o aluno tenha um contato visual com as diversas formas de organização social presentes entre os povos americanos. Também foi possível promover debate e análise do que é verdade histórica e sobre o que é adaptação ficcional.

Procedimentos metodológicos
Como complemento do estudo dos povos da América Pré-colombiana, a exibição do filme “Apocalypto” (2006) vem completar os elementos estudados anteriormente pelos alunos, dando uma imagem aproximada do momento histórico. Serão necessários, no mínimo, 3 aulas para a exibição do filme, na íntegra.

Sinopse:
Apocalypto, Aventura, EUA, 2006, 139 min. Direção: Mel Gibson.
Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família.
Fonte: Adoro Cinema <http://www.adorocinema.com/filmes/apocalypto/>
Após a exibição, realizamos um debate e a contextualização do filme, analisando elementos históricos constantes na película, discursos ideológicos e a correlação do filme com o momento histórico vivido pelo mundo.
Os alunos, ainda, preparam uma atividade de pesquisa e relato do filme, correlacionando-o com o conteúdo estudado em sala de aula.
Os alunos, em grupos de 3 ou 4, realizaram um trabalho de relatório e pesquisa, tendo o filme como referência, respondendo aos seguintes questionamentos:

1) Faça uma sinopse do filme (cada aluno do grupo deve fazer a sua).
2) No filme são retratados dois modelos de sociedade na América. Uma coletora-caçadora e uma hierarquizada.
a) Que elementos do filme nos auxiliam a diferenciar essas sociedades? b) Em quais momentos do filme podemos perceber a noção de moeda e valor financeiro entre os maias?
3) A sociedade maia não era uma sociedade igualitária. Que elementos do filme denotam essas diferenças?
4) Qual cena do filme nos fornece elementos para entender o caráter da oralidade da tradição dos povos da floresta?
5) O povo retratado no filme habitava a península de Yucatã, no México, até a chegada dos europeus no século XVI. Baseado nessa informação, comente sobre esse povo.
6) No filme, os sacrifícios humanos são realizados em honra ao Deus Kukulkan: a) Que deus era esse e como era representado? b) Ele não era um deus maia original, e sim asteca. Como era conhecido e representado na tradição Asteca? c) Por que, segundo o filme, era necessária a realização dos sacrifícios?
7) As pirâmides retratadas no filme, inspiradas nas originais da cidade de Chichen Itzá, além dos sacrifícios, serviam pra quê?
8) O conquistador espanhol retratado no filme é inspirado em Hernan Cortez. Quem foi ele?
9) O nome do protagonista do filme é inspirado em um animal nativo da América do Norte. Que animal é esse e qual a importância religiosa deste para tais povos? Que parte do filme demonstra o respeito por esse animal sagrado?
10) Os maias tiveram um grande avanço científico na Astronomia. Quais as principais descobertas astronômicas desse povo?

Resultados
A exibição do filme apresentou algumas dificuldades para os alunos, impostas pelo uso do idioma maia e a obrigatoriedade do uso das legendas, fazendo com que voltassem suas atenções para os elementos visuais do filme. Com a dificuldade da legenda, muitos alunos procuraram no setor de informática da escola a reprodução do vídeo para assistir novamente em casa. Porém, mesmo com alguma restrição, a maioria dos alunos prestou atenção e conseguiu entender a estrutura narrativa.

Para os alunos, o interessante nessa obra foi ouvir um idioma antigo recriado, tornando mais fácil a assimilação, do que se fosse apresentada uma tribo antiga falando inglês moderno.
A atividade complementou o conteúdo teórico. As informações do filme foram complementadas com a pesquisa extraclasse, e transformadas em murais de exposição, seguindo o modelo de questões apresentadas.
O momento principal ocorreu quando os alunos relacionaram a ficção com o fato histórico, mostrando o plot twist do final, ou seja, o encontro entre o nativo e o explorador.

Referência
Adoro Cinema
. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/apocalypto/>

 

Recomendar esta página via e-mail: