Disciplina - História

Cultura Afrobrasileira e Africana

Nome do Autora: Eloá Franco
Instituição / Escola: Escola Estadual Profª Hilda Faria Franco
Município / Estado: Rio Branco do Sul - Paraná
Conteúdo: Cultura Afrobrasileira e Africana
Série: Todas - Ensino Médio

Relato
O presente relato é fruto de uma atividade desenvolvida na disciplina de História, junto aos alunos do Programa Viva a Escola, da Escola Estadual Profª Hilda Faria Franco, situado na cidade de Rio Branco do Sul, estado do Paraná.
Diante da necessidade de abordar com maior amplitude a temática Cultura AfroBrasileira, surgiu a possibilidade da elaboração de um álbum de figurinhas que envolvesse características diversas da cultura em questão. Assim, o primeiro passo a ser dado foi a seleção de algumas imagens relacionadas ao tema, fazendo uso do laboratório de informática da escola. Na sequência, essas imagens foram repassadas aos alunos via TV Multimídia para serem analisadas, lidas e debatidas.
Continuando o trabalho, os alunos foram orientados para pesquisar em livros, jornais e internet, informações sobre o que as imagens representavam. Em duplas ou trios, anotaram e tiveram a oportunidade de expor a pesquisa para o grande grupo que, em comum acordo, selecionou as pesquisas mais completas e coerentes, levando em consideração o conhecimento obtido em sala de aula. Em posse das imagens e informações, o próximo passo foi transformar as imagens em figurinhas que iriam compor o álbum e as informações que viriam como parte integrante. Cada aluno confeccionou seu álbum e recebeu um pacote com três figurinhas por aula. Quando repetidas, deveriam ser trocadas até que completassem as 28 figurinhas.
O objetivo central desse trabalho foi a promoção de momentos para análise e debate de temas pertinentes à Cultura Afrobrasileira, por meio de recursos tecnológicos. Além de promover a troca de informações aliadas ao conhecimento obtido em anos ou períodos anteriores. Como intuito secundário, mas não menos importante, foi realizada a elaboração de um material de apoio à aprendizagem, que poderá ser usado de forma interdisciplinar.

Referências
LOPES, Nei. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Editora Selo Negro. 2006.
MOCELLIN, Renato. Para compreender a História. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
MONTELLATO, CABRINI, CATELLI. Coleção História temática. São Paulo: Scipione, 2002.
PARANÁ. Cadernos Temáticos para Educação Etnicos-Raciais do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.
RODRIGUES, Joelza E. História em documento. São Paulo: FTD, 2006.
VASCONCELOS, Regina. Atlas geográfico ilustrado e comentado. São Paulo: FTD, 1999.

Sites consultados
portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em 11 Nov.2010.
www.brasilescola.com/educacao/sistemadecotas. Acesso em 11 Nov.2010.
www.suapesquisa.com/samba/carnaval. Acesso em 11 Nov.2010.
www.wikipedia.org/wiki/negronobrasil.com.br. Acesso em 11 Nov.2010.

Recursos do Portal

ícone para acessar lista de imagens Café: principais países produtores
Acesse a imagem


ícone para acessar lista de imagens África: Burkina Faso
Acesse a imagem

ícone para acessar lista de imagens African folk singers
Acesse a imagem





Recomendar esta página via e-mail: