Disciplina - História

Inconfidência Mineira

Autora: Sônia Cristina de Mello
Coautora: Andrea Kruk
Instituição: Colégio Estadual de Rio do Couro
Município/ Estado: Irati - Paraná
Conteúdo: Inconfidência Mineira
Série: 6ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao Uso do Portal Dia a dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.
Utilizando alguns recursos do Portal (imagem e vídeo), iniciei o trabalho apresentando imagens na TV Multimídia, referente ao Tiradentes, com a participação dos alunos quanto ao conteúdo abordado.
Em seguida, utilizei o vídeo Tiradentes – Construtores do Brasil, para melhor compreensão do tema trabalhado. Após assistir ao vídeo, os alunos relataram a importância do movimento e dos líderes no processo de Independência do Brasil, de forma oral e espontânea, sendo que cada um fez sua colocação, que foi complementada por mim durante os relatos.
Além dos recursos apresentados, algumas leituras e pesquisas em livros didáticos do aluno, bem como na Internet, utilizando o Google, foram realizadas.
De posse de todas essas informações, a participação oral dos alunos foi muito significativa e, ao final, cada um pôde elaborar seu próprio texto. A utilização das imagens e do vídeo proporcionou maior interesse e desempenho dos alunos.

Objetivos
Compreender a importância do movimento relacionando com o processo de Independência do Brasil.
Perceber as especificidades e intencionalidades dos participantes no movimento.

Recursos
TV multimídia, pendrive, papel sulfite, lápis, caneta, caderno, livros didáticos e textos.

Procedimentos metodológicos

No decorrer das aulas serão desenvolvidos os seguintes procedimentos: análise de imagens e do vídeo apresentado, leitura e pesquisa, participação oral e elaboração de um texto individual.

Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

Recursos do Portal


ícone para acessar lista de imagens Condenação de Tiradentes
Acesse a imagem


ícone para acessar lista de imagens Tiradentes
Acesse a imagem

ícone para acessar lista de imagens Tiradentes esquartejado
Acesse a imagem


ícone para acessar lista de vídeos Tiradentes - Construtores do Brasil
Acesse o vídeo
Recomendar esta página via e-mail: