Disciplina - História

Segunda Guerra Mundial

Autor: Nelson Silvio Bresolin
Coautor: Nilton Sérgio Rech
Instituição: CEEBJA – Ensino Fundamental e Médio
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Segunda Guerra Mundial
Série: 8 ª série - Ensino Fundamental

Conteúdo estruturante: Relação de poder
Conteúdo específico: Segunda Guerra Mundial

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação do docente e assessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Toledo. O presente Relato de Experiência tem por objetivo a abordagem prática visando a fixação/compreensão do estudo sobre a Segunda Guerra mundial, além do uso de recurso de Portais Educacionais.

Procedimentos Metodológicos
Por meio das aulas expositivas trabalhar o conteúdo, iniciar uma discussão, leitura prévia, utilizando o livro didático, e a grande novidade: o uso da ferramenta da TV Multimídia, além de imagens e vídeos, a fim de provocar discussões/interações.

Justificativa
O vídeo “Segunda guerra mundial“ será trabalhado para que os alunos realmente entendam quais foram as influências dos países na vida cotidiana, pois é preciso que analisem o quanto essa política de guerra atingiu a todos os seotres da sociedade. Assim, não serão valorizados apenas os sujeitos históricos que alcançaram a grande mídia, mal analisadas as ações cotidianas daqueles que construíram a história da Alemanha, é importante ressaltar que o contexto histórico sobre guerra é de muita complexidade.
O uso da Multimídia tem o objetivo de que o aluno tenha maior possibilidade de compreensão, visualização, motivação, interesse com as atitudes perceptivas dos fatos históricos.

Avaliação
Espera-se que todos os alunos participantes demonstrem um maior conhecimento sobre as guerras, conflitos e possam respeitar os colegas, conviver com as adversidades do cotidiano. Que este estudo sirva para amenizar a violência e a agressividade entre os alunos, bem como assegurar a importância de prevalecer o respeito ao e com outro, estabelecendo novas metas de melhoria, tanto na escola como na sociedade, além de exercer a cidadania com respeito, cultivando valores éticos e morais.

Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

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