Disciplina - História

O mundo do trabalho em diferentes sociedades

Autora: Terezinha Padovani David Piffer
Coautoras: Cislaine de Fátima Ratti e Andréia Aparecida Ferreira da Silva
Instituição: C.E.E.B.J.A Alto Piquiri - PR
Município / Estado: Alto Piquiri - Paraná
Conteúdo: O mundo do trabalho em diferentes sociedades
Série: 1º Ensino Médio

Relato
Este relato apresenta uma proposta de atividade (Plano de Aula Docente) referente ao conteúdo: relação de trabalho, discutindo as relações nas diferentes sociedades e como estas permitem diversas formas de organização do trabalho. As etapas da proposta serão realizadas no laboratório de informática com o uso do JClic, desenvolvendo algumas atividades.

Objetivos
Conhecer a relação estabelecida entre seres humanos e natureza.
Proporcionar ao aluno o entendimento do processo de formação de uma sociedade.
Oportunizar ao aluno o entendimento da relação entre o trabalho e o poder.
Ambientar os alunos ao uso do software JClic.
Praticar, executar e explorar a atividade de associação simples, preencher lacunas, quebra-cabeça duplo, respostas escritas, sopa de letras, identificar elementos históricos sobre o conteúdo específico.

Procedimentos Metodológicos
Pretende-se trabalhar o software JClic criando diversos tipos de atividades educativas de autoria.
Os conteúdos propostos serão desenvolvidos da seguinte forma:
Primeiramente serão apresentados dados e informações de forma expositiva, oralmente, com o objetivo de proporcionar ao aluno um resgate da história dos trabalhadores por meio de vários documentos.
Posteriormente, por inermédio de estudo de textos, conversas e troca de ideias em sala, os alunos perceberão que o trabalho está relacionado ao poder e à cultura.
Reconhecer que as relações de trabalho permitem diversas formas de organização do mundo na sociedade capitalista.
Após os estudos os alunos serão levados ao laboratório de informática, e as atividades serão desenvolvidas utilizando jogos interativos do software JClic.

Avaliação
A produção deste material estimulará a percepção do aluno na relação entre o trabalho e o poder, para que ele se torne um cidadão consciente.

Referências
HISTÓRIA ENSINO MÉDIO. Curitiba: SEED-PR, 2007.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.

Recursos Didáticos
Uso da TV Multimídia, vídeos, livros,textos de revistas e jornais, computador e o software JClic.

Recurso do Portal


ícone para acessar lista de imagens As pirâmides de Gizé
Acesse a imagem
Recomendar esta página via e-mail: