Disciplina - História

A influência do poder econômico na mídia brasileira

Autora: Claudete Miola
Coautor: Nilton Sérgio Rech
Instituição: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: A influência do poder econômico na mídia brasileira
Série: 2º ano - Ensino Médio.

Conteúdo Estruturante: relações de poder
Conteúdo Básico: diferentes manifestações de poder
Conteúdo Específico: A influência do poder econômico na mídia brasileira

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina do JClic, sob orientação do docente e assessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Toledo.
Este relato apresenta uma proposta de discussão e atividades que será desenvolvida por meio de um Plano de Trabalho Docente relacionado com o tema: a influência que o poder econômico exerce sobre os meios de comunicação e como essa comunicação está atrelada à ideologia de grupos econômicos. Utilizaremos o conteúdo estruturante de Relações de Poder da disciplina de História, tendo como recurso audiovisual para discussão teórica o vídeo disponível no Portal Dia-a-dia Educação – TV Paulo Freire - Jornalista Beto Almeida. Posteriormente, serão desenvolvidas diferentes atividades de apoio e fixação do conteúdo proposto utilizando a Associação complexa do software Jclic no Laboratório de Informática Paraná Digital.

Objetivos
Ensinar e discutir o conceito de Poder em suas diferentes manifestações.
Realizar a leitura e a análise do texto Modelo de Propaganda e Imperialismo na Cobertura Internacional, percebendo como as notícias influenciam na aquisição dos bens de consumo e induzem, reproduzem o modelo econômico das classes dominantes.
Assistir ao vídeo do jornalista Beto Almeida e, a partir dele, produzir uma narrativa histórica.
Praticar, executar, desenvolver e explorar a atividade prática Associação Simples, do software Jclic, referente à influência da mídia na organização do cotidiano das pessoas.
Utilizar o recurso de mídia para a compreensão do conteúdo trabalhado.

Procedimentos metodológicos
Inicialmente trabalharemos uma fundamentação teórica baseada em Foucault, Pierre Bourdieu e Edward Thompsom para que os alunos compreendam o conceito de Poder e como ocorrem suas diferentes manifestações no cotidiano de suas vidas. A partir desse entendimento passaremos a estudar como o modelo de propaganda influencia na organização de nossas vidas, utilizando o texto Modelo de Propaganda e Imperialismo na Cobertura Internacional, da professora Carla Luciana Silva.
Para que haja uma discussão mais aprofundada sobre a temática, assistiremos aos vídeos do jornalista Beto Almeida, partes 1 e 2, disponíveis no Portal Dia a dia Educação. A atividade escrita começará com uma investigação do conceito de poder que os jovens adolescentes trazem na sua trajetória escolar. A partir dessa investigação buscaremos produzir narrativas históricas como forma de registro de todas as atividades realizadas. Diante das inúmeras atividades que podíamos desenvolver com nossos alunos, optamos em realizar uma atividade de Associação Simples, referente à influência da mídia na organização do cotidiano das pessoas.

Recursos didáticos
Texto da professora Carla Luciana Silva: Modelo de Propaganda e Imperialismo na Cobertura Internacional, páginas 115 a 133, vídeos do Jornalista Beto Almeida, aula expositiva, TV multimídia, site do Portal Dia a dia Educação, software Jclic e computadores.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela produção de suas narrativas históricas, observando sempre a evolução do conceito de poder e a aprendizagem da influência da mídia no seu cotidiano e na organização da sociedade. Ao final estabelece um comparativo sobre a evolução da produção das narrativas.

Referências
APOSTILA JCLIC. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf> Acesso em: 10 de junho de 2010.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GIANOTTI, Vito. O poder da mídia e a luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. Revista PUC VIVA nº 25.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – História. Curitiba, 2008.
SILVA, C. L; CALIL, G. G; KOLING, P. J. Estado e Poder: Abordagens e Perspectivas. Cascavel: Edunioeste, 2008.

Recursos do Portal

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