Disciplina - História

Iluminismo

Autor: Valmir Kovalski
Instituição: Colégio Estadual Jardim Europa
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Iluminismo
Série: 2º – Ensino Médio

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do curso Jclic, sob a orientação do professor Gilson de Carvalho Lopes, integrante da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional - CRTE/Toledo.
O objetivo desta prática pedagógica é desenvolver atividades sobre o iluminismo utilizando os recursos da tecnologia, mais especificamente o software educacional Jclic. Após estudos realizados em sala de aula, a partir de leituras de textos, apresentação de vídeo com o uso da TV Multimídia, exposições e debates, os alunos desenvolverão no laboratório de informática a atividade Palavras-Cruzadas - Iluminismo. O desenvolvimento dessa atividade, com dez questões, oportunizará ao aluno aprofundar o estudo do tema, pois além de explorar suas características, necessariamente, estabelecerá relações com outros temas como Antigo Regime, Revolução Francesa, humanismo, entre outros.
Por fim, por meio dessa prática, será possível avaliar se os alunos conseguiram assimilar as principais características do Iluminismo, sua relação com o humanismo e as influências políticas das ideias iluministas na história recente.

Referências
APOSTILA JCLIC. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/jclic3.pdf>
Acesso em: 07/10/2010.
SERIACOPI, Gislane Campos A.; SERIACOPI, Reinaldo. História: Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2005.
Recomendar esta página via e-mail: