Disciplina - História

O Holocausto

Autor: Sadi Nunes da Rosa
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: O Holocausto
Série: 8ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso dos Recursos do Portal Dia a dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação do(a) docente e assessor(a) pedagógico(a) Adriana Regina Perez Rech da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo.
Essa atividade constitui uma análise mais profunda do Holocausto, no contexto da Segunda Guerra Mundial, e suas implicações com as questões atuais envolvendo racismo e preconceito. O projeto de extermínio dos judeus denominado de “A Solução Final”, além de retratar o horror na perspectiva das vítimas requer uma discussão sobre o racismo e a naturalidade com que os nazistas o concebiam. Dessa forma, aprender sobre o Holocausto constitui também uma oportunidade de trabalhar os valores da diversidade, da democracia, os direitos humanos e, sobretudo, para compreender e combater a naturalização dos preconceitos na sociedade atual.
A ideia é defendida pelo ex-secretário Geral da ONU, Kofi Annan, para o qual “nosso mundo cada vez mais diversificado e globalizado, educadores e elaboradores de políticas acreditam que educação sobre o Holocausto seja um mecanismo vital para ensinar aos alunos os valores da democracia e dos direitos humanos, e para encorajá-los a repudiar o racismo e a promover a tolerância nas suas respectivas sociedades.”
Desse modo, Kofi Annan alerta que não basta a aquisição de conhecimento sobre o Holocausto e o sofrimento dos judeus, mas é preciso tirar lições dele para as questões atuais, notadamente em relação ao racismo. É necessário a libertação de premissas focadas na ideologia nazista ou “na experiência horrenda dos seus milhões de vítimas” para além de identificação com as vítimas.
Isso implica mostrar aos alunos, ainda segundo o ex-secretário Geral da ONU, “o que leva um grande número de pessoas, muitas vezes “normais” e decentes, na companhia das suas famílias e amigos, a suprimir a empatia humana natural por pessoas que pertençam a outros grupos e a participarem, ou a ficarem observando ou testemunhando caladas, do extermínio sistemático dessas pessoas”.

Objetivo Geral
A experiência de trabalhar o Holocausto com alunos da 8ª série deve, muito além de explorar o seu horror com o extermínio de mais de 6 milhões de judeus nos campos de concentração, possibilitar aos educandos a compreensão do racismo e do preconceito no cotidiano das pessoas e suas consequências.

Procedimentos metodológicos
Como primeira atividade, pedir que os alunos produzam um pequeno texto descrevendo o conhecimento que possuem sobre a perseguição e o extermínio de judeus pelo nazismo e suas eventuais causas. Na sequência, o professor apresenta o conteúdo fazendo uso de imagens de campos de concentração e da propaganda nazista, na TV Multimídia, conforme o arquivo em anexo. Posteriormente, assistir aos vídeos indicados no endereços abaixo, pois trazem informações sobre a ideologia nazista apresentada por Hitler à juventude, bem como imagens dos campos de concentração. Sugere-se, ainda, assistir aos trechos do Filme “O Menino do Pijama Listrado”, que pode ser baixado do endereço também em anexo.
Após, o professor poderá discorrer com os alunos sobre o conteúdo dos vídeos, contextualizando o Holocausto na 2ª Guerra Mundial, a naturalidade com que os nazistas tratavam a “Solução Final” e a tolerância da própria sociedade alemã à ideologia racial nazista, e suas implicações com valores como democracia, diversidade cultural, preconceito e direitos humanos. Como atividade final, o professor poderá pedir que os alunos, a partir das informações, imagens dos vídeos, produzam um texto final confrontando o que escreveram inicialmente sobre o conteúdo com as novas informações obtidas. É importante, também, que se posicionem sobre a importância dos valores abordados e que destaquem as lições do Holocausto para o enfrentamento das questões atuais ligadas ao racismo e preconceito.


Referências
ANNAN, Kofi. A. O mito de “nunca mais” em relação a genocidios. (Tradução: UOL). Disponível em <http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/herald/2010/06/18/o-mito-do-nunca-mais-em-relacao-a-genocidios.jhtm> Acesso em: 18 junho de 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/> Acesso em: 10 novembro de 2010.


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