Disciplina - História

História e Cultura Africana

Autor: João Batista Rodrigues Lopes
Instituição: Colégio Estadual Senador Attílio Fontana
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: História e Cultura Africana
Série: 1° ano - Ensino Médio

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso dos Recursos do Portal Dia a dia Educação na Prática Pedagógica, sob orientação do(a) docente e assessor(a) pedagógico(a) Adriana Regina Perez Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Toledo. Os negros encontram-se na maioria das vezes como coadjuvantes nas novelas e filmes, dificilmente são protagonistas; não possuem representação em profissões de destaque como: médicos, dentistas, advogados, professores; em nossas universidades representam apenas 2% dos alunos; quando conseguem algum cargo de alto escalão ganham muito menos que os brancos; não estão representados em nossos livros didáticos, revistas, histórias em quadrinhos , imagens e cartazes encontrados no interior da escola; não nomeiam nossos logradouros públicos e entre outros, ou seja, permanecendo quase invisíveis na história oficial.
Para corrigir essa injustiça foram criadas as ações afirmativas, inspiradas nas cotas norteamericanas, visando corrigir a discriminação sofrida pelos negros e seus descendentes por quase quatro séculos de escravatura. Assim, finalmente, o Brasil pode reparar uma dívida histórica com os brasileiros de origem africana, já que são discriminados pela cor de sua pele, formato de seu nariz, tipo de boca, de cabelo, ou seja, por sua aparência; por isso os conteúdos que abordam essa temática não podem mais serem deixados de lado, devemos destacar quem sempre esteve à margem da sociedade.

Objetivo
Analisar a lei 10.639/03, oportunizando a nossos alunos fazer uma reflexão sobre o preconceito e a discriminação que os negros sofrem na sociedade e no ambiente escolar. Para isso, é necessário colocar em evidência quem sempre esteve na marginalidade de nossa história.

Procedimentos metodológicos
Inicialmente, os alunos assistirão ao vídeo: “A Negação do Brasil”, se deparando com a situação dos atores negros na mídia brasileira, com seus relatos e depoimentos de cenas da discriminação que vivem no cotidiano. Respondendo à seguinte questão: Existe discriminação no Brasil?
Num segundo momento, no laboratório de informática, os alunos farão uso da tecnologia. Nesse local terão acesso ao Portal do Professor do MEC, com os conteúdos sobre a temática de história e cultura africanas. Como atividade será proposta a construção de uma história em quadrinhos, cujos protagonistas serão pessoas negras e de origem africana.
Como atividade complementar, acessarão o Blog Educativo – Disponível em: < http://tecnomemorias.blogspot.com/ > para responder às questões inserindo comentários na postagem História e cultura Africana. Todas as atividades serão desenvolvidas com a
orientação do professor. As avaliações serão: orais, escritas, diagnósticas, ou seja, de maneira holística para que esses apropriem-se dos conteúdos de temática africana.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – História. Curitiba, 2008.



Recursos do Portal

ícone para acessar lista de imagens Albert van Eckhout - Homem Africano
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ícone para acessar trechos de filmes Mandela, luta pela liberdade - Apartheid
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ícone para acessar trechos de filmes A Negação do Brasil 1 - Futuro incerto
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ícone para acessar trechos de filmes A Negação do Brasil 2 - Inversão de papéis
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ícone para acessar trechos de filmes A Negação do Brasil 3 - A reação ao preconceito
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