Disciplina - História

A relação de trabalho permeado pelo poder do período colonial

Autora: Maria Aparecida de Oliveira
Coautor: Nilton Sérgio Rech
Instituição: NRE - Toledo
Município/Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: A relação de trabalho permeado pelo poder do período colonial
Série: 6ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina JClic, sob orientação do docente e assessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo .

Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho
Conteúdo Básico: A relação de trabalho permeado pelo poder do período colonial
Conteúdo específico: A interrelação entre trabalho, poder e a opressão

Relato

O presente Relato de Experiência tem como proposta uma reflexão sobre o poder exercido sobre as pessoas por meio da força física, resultando em um trabalho excessivo, opressivo, sem respeito à dignidade humana, a igualdade e os direitos individuais. Por meio do Vídeo do Portal Dia-a-Dia Educação - TV Multimídia: 500 Anos: O Brasil Colônia na TV - episódio II, iniciaremos uma reflexão sobre o conteúdo estruturante Relações de Trabalho que culminará na realização de uma atividade no laboratório de informática utilizando do Software Educacional Jclic.

Objetivos
Compreender a sociedade no período colonial, interesses, relações sociais e de poder dos senhores do período vigente.
Propiciar ao aluno a reflexão sobre a forma de trabalho desempenhado pelos escravos.
Trabalhar as relações sociais entre os escravos.
Trabalhar o respeito ao próximo, a compreensão aos direitos e às leis trabalhistas da época em relação à atualidade.
Oportunizar aos alunos a compreensão do uso do software JClic e sua importância no processo de ensino-aprendizagem.
Propiciar ao aluno a prática de atividades do software JClic, interpretação de anúncios, imagens, abordando fatos relacionados à sociedade escravocrata.

O trabalho tem como proposta propiciar um aprendizado de fatos, reflexões críticas e atividades lúdicas condizentes com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica – História. Para isso, primeiramente serão realizadas exposições orais pelo professor aos alunos da sexta série que poderão ter acesso a versões dos acontecimentos históricos da época colonial compreendendo suas relações sociais, políticas, históricas e culturais, enriquecido pelo recurso audiovisual, o vídeo 500 Anos: O Brasil Colônia na TV - episódio II. Posteriormente os alunos farão uma atividade interpretando anúncios da época e músicas da atualidade propiciando o direito à reflexão entre o trabalho, poder e as relações sociais. Será proporcionado aos alunos um debate permeando entre a imagem e o conhecimento do personagem Zumbi que deu origem ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.
Como um dos objetivos desse trabalho é o aprendizado lúdico, os alunos realizarão no laboratório de informática atividades com o recurso do software JClic.:
JOGO DA MEMÓRIA e QUEBRA-CABEÇAS, no qual os alunos aprenderão sobre os fatos da época e a realidade social onde evidencia a relação de trabalho e o poder opressivo deste período histórico.

Avaliação
A disciplina de História desenvolve o senso crítico e, nesse trabalho, os alunos serão avaliados continuamente por meio de observação de suas respostas escritas, suas reflexões e apontamentos durante as atividades. Será avaliado seu pensamento crítico, sua habilidade de socializar o conhecimento, expor suas ideias e aplicar seu saber apreendido neste processo.

Referências
APOSTILA JCLIC. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/jclic3.pdf > Acesso em: 22 de outubro de 2010.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2006.
FIGUEIRA. Divalte Garcia. História. São Paulo: Saraiva, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – História. Curitiba, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Curitiba: SEED, 2005.
PROJETO ARARIBÁ. São Paulo: Moderna, 2006.

Recursos
Para a realização desse trabalho serão utilizados como recursos didáticos: TV Multimídia, vídeo, Laboratório de Informática, imagens, livros didáticos e textos. Será realizada atividade com o software Jclic.


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