Disciplina - História

Conquista do Sudoeste

Autora: Salete Orsato Brufati
Instituição: Escola Estadual José de Anchieta
Município / Estado: São João - Paraná
Conteúdo: Conquista do Sudoeste
Série: 8ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de software: Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andréia Aparecida Ingles, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco
Em meados dos anos 1950 se instalaram nesta região Companhias de Colonização. Os moradores passaram a ser vistos como posseiros e, a partir disso, confrontos entre "posseiros" e jagunços contratados pela Companhia de Colonização travaram sangrentas lutas pela posse da terra.
Em 1957, no Sudoeste do Paraná houve uma Revolta conhecida como, “Revolta dos Colonos”. As autoridades e companhias de terra que se instalaram na região ameaçavam os agricultores de lhes tomar as terras onde moravam. Porém, os agricultores não se intimidaram diante das ameaças, unidos, e com determinação, enfrentaram os jagunços que praticavam todos os tipos de violências. Com a colaboração de radialistas de Pato Branco, os colonos estimularam-se e decidiram ir à luta pela suas terras.
O vídeo “A Conquista do Sudoeste”, que está no Portal Dia a Dia Educação, no link da TV Multimídia, mostra entrevistas de colonos que prestaram depoimentos sobre a época, com comentários de professores, radialistas, padres que explicam cada confronto e a história do conflito que abrange conchavos entre governo e companhias de colonização.

Objetivo Geral
Esta aula foi desenvolvida com alunos da 8ª série, do ensino Fundamental da Escola Estadual José de Anchieta – EF, sobre a “Conquista do Sudoeste”, vídeo disponibilizado na TV Multimídia, envolvendo as disciplinas de História e Geografia, sendo de vital importância para o conhecimento e a valorização da luta dos primeiros colonos de nossa Região.

Objetivos específicos
Levar informações sobre esse episódio que ocorreu na Região Sudoeste do Paraná em 1957, para que os alunos tivessem conhecimento da luta dos primeiros colonos que nesta região se encontravam como posseiros, episódio que envolveu também a localidade de Nova Lourdes.
Levar o conhecimento do passado dessa comunidade que foi palco de luta pela terra para sua sobrevivência e hoje muitos sobreviventes podem contar essa história.
Trabalhar os valores da participação e união das classes sociais quando lutam pelos seus direitos.
Discutir as relações do homem com a natureza e o valor da terra onde mora, bem como suas interferências.

Procedimentos metodológicos
No primeiro momento levei os alunos a entender a História Regional, as relações de poder, relações culturais, questão fundiária no Paraná e seu envolvimento político, para depois entender a história local e o episódio ocorrido no ano de 1957.
A turma foi dividida em grupos, e distribuída uma cópia das poesias aos alunos, para que façam a leitura e discutam sobre o conteúdo. No laboratório de informática, trabalharam com os programas do Software Cmap Tools para montar o mapa conceitual. O uso do software auxiliou na aprendizagem e motivou os alunos durante a aula. A partir das informações, houve alguns questionamentos: a) Hoje o povo tem consciência de luta pelos seus direitos; b) Como isso é realizado: por meio pacífico ou prevalece a violência; c) Como os meios de comunicação dão as notícias sobre a luta pela terra hoje; d) Há preconceitos com os Sem -Terra ou Sem-Teto em nossa sociedade; e) Que marcas deixaram os primeiros agricultores em nossa comunidade.

Relato
Iniciei a aula com o vídeo na TV Multimídia “A Conquista do Sudoeste”. Ouvimos relatos de entrevistas feitas com pessoas moradoras da localidade, nas pesquisas realizadas por professores do qual fiz parte. Mostrei noticiários de jornais, fotografias dos agricultores no dia em que se reuniram para definitivamente dar um basta àquela questão, bem como cenas de companheiros que morreram pela causa.Trabalhei com poesias escritas sobre o episódio. Mostrei mapas para localizar a região Sudoeste do Paraná fazendo comparação dos mapas do Paraná de 1896 até o de 1948 que está no Portal Dia a Dia Educação, Imagens, na TV Multimídia, com o mapa atualizado, percebendo as modificações que ocorreram. Os alunos foram ao laboratório de informática e no software Cmap Tools criaram um mapa conceitual sobre o assunto. Fizeram relatório escritos no caderno.

Recursos do Portal

ícone para acessar lista de vídeos Campanha Paraná Alfabetizado
Acesse o vídeo
Recomendar esta página via e-mail: