Disciplina - História

O trabalho nos diferentes períodos históricos

Autora: Sandra Aparecida do Nascimento Souza
Coautor: Nilton Sérgio Rech e Adriana Regina Perez Rech
Instituição: Escola Estadual Germano Rhoden
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: O trabalho nos diferentes períodos históricos
Série: Ensino fundamental - Apeds


Introdução

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Softwares – Jclic - sob orientação do(a) docente, assessor(a) pedagógioco( a) Nilton Sérgio Rech da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.

Plano de aula

Conteúdo Estruturante: Relações de Trabalho.
Conteúdos Específicos O trabalho escravo em Roma no período antigo; O trabalho feudal na Idade Média; O trabalho nas fábricas no início da Idade Moderna; O trabalho nos dias atuais.

Justificativa
Os alunos das Apeds estão fora de sua faixa etária, geralmente são adultos com responsabilidade de manter uma família, por isso o trabalho tem grande significado na vida deles de forma que muitos
só voltaram a estudar pela necessidade que o trabalho empoe. Por isso uma atividade que contemple as relações de trabalho em vários períodos históricos possibilita ao aluno entender a disciplina a partir de seu foco de interesse.

Objetivo
Possibilitar ao aluno ter uma noção da importância do trabalho na formação da história do ser humano, já que ao transformar a natureza para suprir sua necessidade o homem se torna autor de sua própria história.

Recursos
Laboratório de informática para o uso do programa Jclic que possibilita a criação de atividades didáticas, onde o professor pode criar suas atividades baseando no conteúdo que está estudando.


Procedimentos metodológicos
Uso de diversos textos mostrando as relações entre o trabalho e os períodos históricos: Idade Antiga (escravidão), Idade Média (servos), Idade Moderna (proletariado) e Contemporânea (diversas formas de trabalhos). Análise do texto e seus períodos históricos. Uso da TV Multimídia para a caracterização dos períodos. Pesquisa no laboratório de informática de imagens de trabalho de cada período estudado, pesquisar sobre a imagem selecionada e fazer um relatório que será debatido e exposto em sala de aula e depois entregue a professora como trabalho avaliativo. Para reforçar a aprendizagem se fará uso do Jclic como ferramenta que possibilita através de um conjunto de aplicações informáticas, diversos tipos de atividades educacionais. Usando esse recurso o professor fará um jogo de memória que relacionará textos sobre os períodos históricos e as melhores figuras de trabalho selecionado anteriormente pelos próprios alunos em sua pesquisa.


Referências

APOSTILA Jclic. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/jclic3.pdf> Acesso em: 27 de maio de 2010.
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. Lisboa: Afrontamento, 1982.
CENTRO DE ESTUDOS ANGOLANOS –M.P.L.A. – O que é História da sociedade humana. São Paulo: Global, 1985.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1988.
FIGUEIRA, Fani Goldfarb. O trabalho como primeira necessidade humana: uma concepção de História. São Carlos, 1987. (Cadernos de Arquivo de História Contemporânea, no 2).
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
MANFRED, A. Z. Do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Global, 1987.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2008.
TOLSTOI, Leão et al. Salada russa. São Paulo: Paulinas, 1988.
Recomendar esta página via e-mail: