Disciplina - História

Revolução Industrial

Autora: Solange Lurdes Ferreira
Coautora: Renice Cecilia Gafuri
Instituição: Colégio Paulo Freire
Município: Marechal Cândido Rondon - Parará
Conteúdo: Revolução Industrial
Série: 7ª série - Ensino Fundamental

Introdução

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Cmaptools e Gimp sob orientação do(a) docente, assessor(a) pedagógioco( a) Renice Cecilia Gafuri da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.

Plano de Aula

Ao observamos o mundo que nos cerca, constatamos que a “máquina” está presente em nossas vidas. O ônibus, o ventilador, o trator, o computador, enfim, a maioria dos objetos que usamos foram feitos por um trabalhador. A humanidade inventa máquinas há milênios mas nem sempre foi assim.

Justificativa
No fim do século XVIII surgiram na Inglaterra as primeiras indústrias do mundo que se utilizavam das máquinas a vapor. Além disso, os capitalistas enriqueceram as custas do proletariado que trabalhava muito e ganhava pouco. O ensino da Revolução Industrial é fundamental na aprendizagem da disciplina história.

Objetivos
Para proporcionar ao aluno a autocrítica, analise e interpretação de fontes documentais de natureza diversa.
Fazer com que o aluno compreenda que a forma de produção de bens que predominam na atualidade surgiram num conturbado cenário de desenvolvimento econômico.
Estabelecer relações entre permanência e continuidade, ruptura e transformação no processo histórico.
Posicionar o aluno diante dos fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.

Procedimentos metodológicos
Para desenvolver os objetivos propostos, torna-se necessário que os conteúdos sejam abordados por meio de temas, devida a sua complexidade. Sendo assim, serão usados documentos, imagens, oralidade, filmes, livro didático, pinturas, gravuras e música, permitindo ao aluno a criação de conceitos e o questionamento de conceitos já construídos. Os alunos assistirão um trecho do filme “tempos modernos” de Charles Chaplin.

Referência
SCHMIDT, Mario. Nova História Crítica. 2 ed. Renovada e Atual. São Paulo: Nova Geração, 2002.

Recursos do Portal

ícone para acessar trechos de filmes Tempos Modernos
Acesse o trecho
Recomendar esta página via e-mail: