Disciplina - História

Renascimento

Autora: Ilcemara Regina Maschio Denker
Instituição: Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira
Município/Estado: Campo Mourão - Paraná
Conteúdo: Renascimento
Série: 8ª série - Ensino Fundamental

Introdução
Essa proposta tem como objetivo a elaboração de um material didático possível de ser implementado em sala de aula com o uso das tecnologias em consonância com alternativas novas de aprendizagem, e será aplicada com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira – EFM, como recurso pedagógico de apoio à aprendizagem do aluno.
Devido à dificuldade que os alunos apresentam em visualizar imagens e relacioná-las com o conteúdo a ser estudado, objetiva-se, a partir da apresentação e do esclarecimento do uso do Software Jclic, utilizá-lo como um recurso que ajude o aluno a visualizar, sintetizar e a esquematizar um conteúdo histórico, a fim de que contextualize o assunto proposto.

Procedimentos metodológicos
Assim, buscou-se, num primeiro momento, apresentar o recurso Jclic, que foi utilizado como base do trabalho. Escolhi o tema Renascimento, que é um tema muito relevante à disciplina de História, pois mostra uma nova maneira de pensar e ver o mundo que refletiu na produção intelectual e artística na transição da Idade Média para Idade Moderna. A proposta é que o conteúdo seja trabalhado primeiramente em sala de aula. Em seguida, elaborei:

1 JOGO DA MEMÓRIA, 2 QUEBRA-CABEÇAS e 1 ASSOCIAÇÃO SIMPLES com obras Renascentistas para os alunos se adaptarem ao conteúdo, visualizando imagens e obras de arte da época.
1 SOPA DE LETRAS, o aluno passará a ter contato com termos e palavras relacionados ao conteúdo.
1 RESPOSTA ESCRITA, para memorização de termos e palavras específicas.
1 COMPLETAR O TEXTO e 1 PREENCHER LACUNAS, para fixação do conteúdo.
2 PALAVRAS-CRUZADAS, o aluno deverá conhecer realmente o conteúdo para responder às questões: - Conteúdo sobre o Renascimento Italiano.

O objetivo dessa metodologia não é somente promover “uma experiência ou atividade diferente”, mas utilizar esse meio para estudar para provas, fazer resumos, sínteses, textos diversos, percebendo que, contextualizando o assunto, fica fácil e mais prazeroso estudar.

Referências
COTRIM, Gilberto. História & Consciência do mundo: da Idade Moderna ao mundo atual. Ensino Fundamental. São Paulo : Saraiva, 1998.
http://www.brasilescola.com/historiag/artistas-renascimento-italiano.htm
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
Recomendar esta página via e-mail: