Disciplina - História

Histórico

Depois da Segunda Guerra Mundial em 1945, os vitoriosos Aliados: Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia dividiram a Alemanha em 4 setores, cada um sob o controle de um aliado. O setor dos Estados Unidos, Inglaterra e França combinados, formou um Estado capitalista, a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental. O setor soviético virou um estado comunista, a República Democrática da Alemanha (RDA) ou Alemanha Oriental.

Uma barreira agora separava o Leste e o Oeste. Winston Churchill (primeiro-ministro inglês durante a Segunda Guerra Mundial) batizou essa barreira de "Cortina de Ferro". Os habitantes da Alemanha Oriental estavam muito insatisfeitos com as condições político-econômicas em que viviam. A troca privada foi proibida, assim como a posse de terras privadas e as pessoas foram forçadas a trabalhar em fazendas que pertenciam ao Estado. Havia faltas de comida e de mantimentos.

Mesmo considerando que Berlim estava em território soviético, os Aliados acharam melhor dividir a metrópole também. Portanto, Berlim foi dividida em quatro setores. De novo, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França se juntaram para formar a Berlim Ocidental. O setor soviético formou a Berlim Oriental. A maioria da população da Alemanha Oriental e da Berlim Oriental não gostava do regime comunista. Na verdade, a maioria dos pessoas nem era comunista. Entre Janeiro e o começo de Agosto de 1961, 160.000 refugiados atravessaram a fronteira, em direção à Berlim Ocidental, buscando uma vida melhor.

Nikita Kruschev, o premier soviético, ordenou então o construção do Muro de Berlim para parar o fluxo de refugiados. O muro começou a ser construído em 13 de Agosto de 1961. Os comunistas rasgaram ruas e demoliram prédios para usar como barricadas na fronteira. Por 28 anos, o Muro de Berlim separou amigos, famílias e uma nação. O Muro era feito de aço, cimento e cercas de arame farpado com armadilhas e explosivos. Também haviam torres de guarda com metralhadoras e outras armas pesadas e se alguém insistisse em atravessar a muralha sem a permissão do governo comunista, que era quase impossível de conseguir, os guardas tinham ordens de atirar para matar.

Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, ex-capital do Reich alemão, com mais de três milhões de pessoas, padeceu uma experiência ímpar na história moderna: viu a cidade ser dividida por um imenso muro. Situação de verdadeira esquizofrenia geopolítica que cortou-a em duas partes, cada uma delas governada por regimes politicos ideologicamente inimigos. Abominação provocada pela guerra fria, a grosseira parede foi durante aqueles anos todos o símbolo da rivalidade entre Leste e Oeste, e, também, um atestado do fracasso do socialismo real em manter-se como um sistema atraente para a maioria da população alemã.

Chamado de "Cortina de Ferro" por Winston Churchill, Muro começou a ser erguido em 13 de agosto de 1961

As Primeiras Pedras

Na manhã bem cedo do dia 13 de agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos, exagerados. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um inusitado movimento nas ruas a sua frente. Vários Vopos, os milicianos da RDA (República Democrática da Alemanha), a Alemanha comunista, com seus uniformes verde-ruço, acompanhados por patrulhas armadas, estendiam de um poste a outro um interminável arame farpado que alongou-se, nos meses seguintes, por 37 quilômetros adentro da zona residencial da cidade. Enquanto isso, atrás deles, trabalhadores desembarcavam dos caminhões descarregando tijolos, blocos de concreto e sacos de cimento. Ao tempo em que algum deles feriam o duro solo com picaretas e britadeiras, outros começavam a preparar a argamassa. Assim, do nada, começou a brotar um muro, o pavoroso Mauer, como o chamavam os alemães.

Fonte: Terra / UOL

Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.


Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.

Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: