Disciplina - História

Como organizar um debate

Na realização de um debate, os participantes devem falar e também ouvir sem interromper o outro. Cada um tem direito de expor suas ideias, as quais devem ser respeitadas.

Um debate deve ter planejamento e regras. O tempo disponível para falar deve ser o mesmo para todos e deve-se evitar que as discussões avancem para o nível pessoal. A partir de um tema polêmico, constrói-se uma boa argumentação cuja apresentação deverá ser coordenada por um moderador ou mediador para garantir o andamento do debate, a participação de todos os debatedores e a interação com o público.

Atribuições do moderador: O moderador coordena o trabalho de forma a garantir o seu bom andamento: a participação de todos os debatedores e a interação com o público. Na organização de um debate devem ser definidas algumas regras:

a) Apresentação: o moderador cumprimenta o público, apresenta o tema que será debatido e fala de modo geral sobre o assunto.

b) Definição das normas: o moderador define o número de participantes – recomenda-se não ultrapassar o número de seis. Uma vez estabelecido o tempo de duração do debate e da exposição de cada participante, o moderador determina se as perguntas serão feitas oralmente ou por escrito. Cabe também ao moderador: definir se o debate ficará restrito a um determinado número de pessoas ou se incluirá todos os presentes; controlar o tempo dos debatedores, avisando-os quando o tempo estiver se esgotando, podendo inclusive interrompê-los e transferir a fala para outro; conceder direito de réplica e de tréplica - se tiver sido definido anteriormente -, quando um debatedor se opuser às ideias de outro; e também resolver pendências de natureza circunstanciais, durante o debate.

c) Conclusão: para finalizar o debate, o moderador faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos debatedores, destacando o motivo do debate e agradece a presença e participação de todos.

Essa atividade foi extraída da aula Exposição oral: debate da professora Lazuita Goretti de Oliveira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: