Disciplina - História

O populismo no Brasil

Os alunos serão divididos em cinco grupos; cada qual ficará incumbido de estudar um presidente populista e elaborar uma apresentação oral sobre o tema, a saber: - Grupo 1: “Eurico Gaspar Dutra”
- Grupo 2: “Getúlio Vargas”
- Grupo 3: “Juscelino Kubitschek”
- Grupo 4: “Jânio da Silva Quadros”                    
- Grupo 5: “João Goulart”

Ainda neste dia, os alunos se sentarão em grupo para pesquisar e formular uma apresentação.
O material de pesquisa será o livro didático utilizado pela escola e tudo o mais que o professor conseguir sobre o assunto: outros livros didáticos, revistas antigas, notícias antigas encontradas via Internet, etc.
Sugestão de sites que poderão ser usados para a pesquisa:

BRASIL ESCOLA. Democracia e populismo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/democracia-populismo.htm
BRASIL ESCOLA. O regime liberal populista. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/o-regime-liberal-populista.htm
MUNDO EDUCAÇÃO. Populismo. Disponível em:  http://www.mundoeducacao.com.br/politica/populismo.htm
INFOESCOLA. Populismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/politica/populismo/

Obs.: Os sites contêm textos sobre o Populismo como um todo, não separando o conteúdo em partes. Assim, é preciso que os alunos entrem em todos os sites, leiam os textos, compreendendo o assunto de forma geral, para então, finalmente, retirar destes os dados sobre o presidente que o seu grupo escolheu.
Essa atividade foi extraída da aula O populismo no Brasil do professor Leonardo Souza de Araújo Miranda - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: