Disciplina - História

Os viajantes estrangeiros no Brasil da primeira metade do século XIX

O professor pedirá aos alunos que assistam aos vídeos relacionados abaixo sobre os viajantes Debret e Rugendas. Durante o processo, os alunos deverão ir anotando suas impressões, comentários ou trechos que mais chamarem a atenção.

Vídeos: - Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e9o04Du4214 Acesso em: 30 abr. 2011.
- Debret. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=twr8uQRMokE Acesso em: 30 abr. 2011.
- Debret. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EL7KAHrl0kQ&feature=related . Acesso em: 30 abr. 2011.
- Rugendas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_OJrxHnsr4M . Acesso em: 30 abr. 2011.
- Debret e Rugendas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iENfhhjZ3q0 . Acesso em: 30 abr. 2011.

Depois de assistido aos vídeos, o professor irá pedir aos alunos que elaborem um roteiro de vídeo sobre os dois viajantes, produzindo uma sequência como num filme. O roteiro deverá conter: o título do filme; as informações que estarão presentes no vídeo; a forma como essas informações serão tratadas - se será narração ou se serão legendas; as imagens que estarão no vídeo e em que sequência elas aparecerão. Se houver condições técnicas, os alunos deverão, além do roteiro, executar o vídeo e mostrar para a sala e para a escola.
Essa atividade foi extraída da aula Os viajantes estrangeiros no Brasil da primeira metade do século XIX do professor João Ricardo Ferreira Pires - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: