Disciplina - História

Os índios no Brasil ou do Brasil?

Exibir o vídeo Construtores do Brasil, disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=5608

Descrição: A série "Construtores do Brasil", produzida pela TV Câmara, mostra a biografia de personalidades que tiveram papel importante na formação política, histórica e geográfica do país. Ajuricaba foi herói da resistência indígena à colonização e viveu no século XVIII. Nasceu no Estado do Amazonas e morreu no Pará. Príncipe dos manaus, tribo do Amazonas, tornou-se símbolo da insubmissão dos índios à opressão colonial. Nunca aceitou a ocupação portuguesa e liderou ataques guerrilheiros aos traficantes de escravos. Capturado, atirou-se no rio e cobriu-se de lendas.

Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. Amazonas. Indígena. Escravidão.


Depois da exibição do vídeo sobre o herói Ajuricaba, o professor deverá enfatizar o caráter mítico desse personagem. Em forma de debate, o professor deverá encaminhar as seguintes questionamentos: Qual a relevância desse mito para o povo indígena manáo? O que significa um mito? Será a ciência ocidental um mito? Falar em mitologia significa aproximar o tema para uma discussão menos importante ou relevante para a discussão da história do Brasil?

Durante o debate os alunos devem tomar notas sobre as conclusões preliminares.

De acordo com a teoria estruturalista, os mitos são formas de expressar o mundo e as maneiras com que os povos experimentam as diversas realidades sem alterar a sua vida terrena. Mito não existe para ser decifrado, existe para provocar a imaginação e para garantir a dimensão ritual dos povos. O antropólogo Levi-Strauss encarou os mitos como notas musicais, ou seja, não importa seu conteúdo em sim, interessa ao pesquisador encontrar a lógica interna dos conteúdos. Foi em busca das diferenças e dos dualismos que Levi-Strauss explicou os mitos. De maneira simplificada, falar que a jiboia é um parente espiritual para o povo kaxinawá não é um disparate, apenas uma forma de perceber a relação do homem com a natureza.

Essa atividade foi extraída da aula Os índios no Brasil ou do Brasil? da professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: