Disciplina - História

A Educação como instrumento de controle da população na Era Vargas

Análise de Documentos e Imagens Nesta primeira atividade, o professor poderá trabalhar com documentos de época, a fim de familiarizar os alunos com os discursos de intelectuais e governantes em torno da educação nas décadas de 1930-40. A turma poderá ser dividida em grupos de até 4 alunos, sendo um documento para cada grupo analisar e discutir.
Proposta de roteiro de análise dos documentos: - Identifique e encontre o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

- Qual é o assunto do documento? A quem ou a que se refere?

- Identifique os termos ou expressões que os autores utilizam para descrever os problemas educacionais no Brasil.

- Identifique termos ou expressões que expliquem o significado de nacionalismo e patriotismo para os autores.

- Identifique trechos do discurso que expliquem o papel a ser desempenhado pelo governo em relação à educação brasileira.

A) Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). A reconstrução educacional no Brasil - ao povo e ao Governo (Documento completo disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf)

"Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional.(...) Tudo fragmentário e desarticulado. (...) Onde se tem de procurar a causa principal desse estado antes de inorganização do que de desorganização do aparelho escolar, é na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da determinação dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação. Ou, em poucas palavras, na falta de espírito filosófico e científico, na resolução dos problemas da administração escolar. (...) Mas, além de atrair para a obra comum as instituições que são destinadas, no sistema social geral, a fortificar-se mutuamente, a escola deve utilizar, em seu proveito, com a maior amplitude possível, todos os recursos formidáveis, como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio, com que a ciência, multiplicando-lhe a eficácia, acudiu à obra de educação e cultura e que assumem, em face das condições geográficas e da extensão territorial do país, uma importância capital. À escola antiga, presumida da importância do seu papel e fechada no seu exclusivismo acanhado e estéril, sem o indispensável complemento e concurso de todas as outras instituições sociais, se sucederá a escola moderna aparelhada de todos os recursos para estender e fecundar a sua ação na solidariedade com o meio social, em que então, e só então, se tornará capaz de influir, transformando-se num centro poderoso de criação, atração e irradiação de todas as forças e atividades educativas.”

B) Segundo Capanema (apud SILVA, 1990) : “(...) Assim, quando dizemos que a educação ficará ao serviço da Nação, queremos significar que ela, longe de ser neutra, deve tomar partido, ou melhor, deve adotar uma filosofia e seguir uma tábua de valores, deve reger-se pelo sistema das diretrizes morais, políticas e econômicas, que formam a base ideológica da Nação, e que, por isto, estão sob a guarda, o controle ou a defesa do Estado."

SILVA, Marinete S. A educação brasileira e o Estado Novo. São Paulo/Niterói: Livraria Panorama/Editorial Livramento, 1980. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. 6 ed. São Paulo: Atual, 1990. p. 55. (História em Documentos).

C) “(...) A escola é hoje, como deveria ter sido sempre, a miniatura da pátria; é o seu próprio resumo. Deve ter a austeridade e a doçura de um templo. Nela, oficia o sacerdote, ministrando através de cada aula a oração que purifica, educa, aperfeiçoa e forma o cidadão.(...)”

LOBO, Cel. Ayrton. O que o Estado Nacional espera do professor. Ciência Política, mar. 1941, p. 42 e 49. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio: da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. 6 ed. São Paulo: Atual, 1990.p. 56 (História em Documentos).

POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS

Com a criação do Ministério da Educação e Saúde em 1930, o governo Vargas pretendia instaurar um sistema de ensino centralizado e nacionalizado. O Manifesto dos Pioneiros de 1932 buscava influenciar o governo a adotar medidas para unificar a política educacional sob moldes cívicos e nacionalistas. Além disso, o professor poderá explicar porque o rádio, o cinema, a imprensa e a música gravada tornaram-se instrumentos regulamentados pelo governo para que levasse aos lares os ensinamentos propostos por uma concepção de educação nacional e patriótica, para a formação intelectual, física, cívica, disciplinar, higiênica e cultural das gerações mais jovens. O Manifesto dos Pioneiros, dirigido ao governo, é assinado por intelectuais e personalidades de várias áreas: educadores, sociólogos, médicos, engenheiros, empresários, jornalistas, escritores etc. O objetivo do Manifesto era sensibilizar o governo Vargas, a fim de que este implantasse as propostas constantes do documento. Após essa explicação, os alunos poderão destacar algumas passagens do Manifesto e interpretá-las: - A relação entre Educação, Cultura e Nação; - O papel de professores, alunos, família e o governo na educação; - Críticas ao modelo antigo e defesa da “reorganização” e centralização do ensino; - O ensino formal e a educação extraescolar: o uso da ciência e novas técnicas de ensino. A afirmação de Gustavo Capanema, ministro da Educação de Vargas, reafirma estas diretrizes ao defender o controle da educação escolar pelo Governo Federal com a finalidade de criar uma mentalidade patriótica nos estudantes. O coronel Ayrton Lobo, interventor do governo federal, procura relacionar o papel do educador ao do sacerdote, tentando unificar o sentimento de pátria à religiosidade católica.

D) Imagem: Alunos do curso primário do Instituto de Educação em sala de aula. Rio de Janeiro, entre 1932 e 1938. CPDOC-FGV-RJ. (Arquivo Lourenço Filho).



Proposta de Roteiro para análise:
- Caracterize os elementos que compõem a cena fotografada (quais sujeitos, vestuário, postura, objetos, qual espaço ou construção, arquitetura, disposição dos objetos no espaço)
- O ângulo capturado pelo fotógrafo procura reforçar algum tipo de impressão pelo leitor ? Qual(is) ?
- Procure relacionar a imagem aos sentimentos e valores defendidos pelos autores dos documentos escritos.
- Compare esta imagem com a sua sala de aula, identificando diferenças e semelhanças


POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS
A imagem mostra o interior de uma sala de aula. Nela estão perfilados os alunos uniformizados e disciplinados. Podem ser destacados aspectos arquitetônicos, tais como a altura da construção, iluminação, ventilação, decoração ( uso de mapas e gravuras), materiais pedagógicos, o tipo de carteiras, a posição do professor e sua relação com os alunos, entre outros.

E) Troca de documentos entre os grupos e debate:

Nesta atividade, após a análise dos documentos por cada grupo, os textos serão trocados para que um mesmo documento seja analisado por dois grupos diferentes. Em seguida, a turma será organizada em um grande círculo para que cada grupo apresente suas interpretações em torno dos documentos, demonstrando pontos de vista convergentes e divergentes.



Essa atividade foi extraída da aula A Educação como instrumento de controle da população na Era Vargas da professora Leila Floresta - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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