Disciplina - História

A Península Ibérica em fins da Idade Média (séculos XIII-XV)

O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte mapa da Península Ibérica (séculos XIV-XV), disponível em: http://historiativanet.files.wordpress.com/2010/08/imagem2.jpg



Em seguida, dividir os alunos em cinco grupos para que, na sala de informática, façam uma pesquisa sobre os diversos reinos da Península Ibérica. Sugerimos o seguinte roteiro:

• Grupo 1 – Reino de Castela e Leão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Castela);

• Grupo 2 – Reino de Aragão (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Arag%C3%A3o);

• Grupo 3 – Reino de Navarra (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Navarra);

• Grupo 4 – Reino de Portugal (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Portugal);

• Grupo 5 – Reino de Granada (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Granada).

Os alunos deverão recolher informações a respeito da história de cada um dos reinos e de suas relações com os outros reinos ibéricos, além de identificar suas principais estruturas sociais, políticas e econômicas e reuni-las em um texto.

Em seguida, os grupos deverão apresentar para a turma as informações obtidas durante sua pesquisa. O fim da aula deverá ser dedicado às apresentações dos primeiros grupos.

Essa atividade foi extraída da aula A Península Ibérica em fins da Idade Média (séculos XIII-XV) do professor Bruno Pimenta Starling - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: