Disciplina - História

África pré-colonial: sociedades tribais

Pouco se fala da História da África pré-colonial, ou seja, antes da colonização dos europeus. Por isso, a importância dessa abordagem que procura mostrar que o continente africano mesmo antes da chegada dos colonizadores possuía sua própria história.

Texto 1: Estrutura Tribal
“No Continente Africano, os reinos nascidos de algumas comunidades tribais eram bastante efêmeros e muitas das tribos jamais se institucionalizaram sob a forma dum estado. No entanto as comunidades tribais têm mantido a sua coesão como forma de se defenderem do meio envolvente e dos povos vizinhos. Na África Oriental, no século VII, uma nova elite composta de indivíduos influentes graças à riqueza obtida através do tráfico comercial deu origem ao declínio e ao isolamento de muitos chefes tribais. Os povos do Centro Africano ao adquirirem os seus conhecimentos de mineração, fundição e trabalho do ferro, iniciaram uma lenta evolução que os levaria do tribalismo a novas formas de organização social. Grandes concentrações de poder acompanharam a idade do ferro, com a chegada da tecnologia dos metais, a ocorrência dos inerentes conflitos sociais, das ambições e das ideologias que a nova tecnologia ajudou a promover.”  (Disponível em: http://www.eumed.net/libros-gratis/2008a/372/ESTRUTURA%20TRIBAL.htm)

Texto 2 : África e africanos: mosaico de culturas Depois de estudarmos a formação do feudalismo na Europa Ocidental do século V até o século X, nos perguntamos: o que ocorria na Ásia, na África e na América neste mesmo período? Havia ligação entre essas regiões do globo? Se houve algum contato, sob que circunstância teria ocorrido: respeito, tolerância, competição e/ ou hostilidade? Que impactos o contato entre culturas tão diferentes traria ao chamado “mundo medieval”? Responderemos estas e outras perguntas iniciando pela história do continente africano. Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. De acordo com o que já estudamos na 5.º série, achados e pesquisas comprovam que os primeiros ancestrais dos seres humanos teriam vivido no Vale do Rift, na África, entre 3 e 4 milhões de anos atrás. Sendo assim a África, constitui-se continente berço do conhecimento e da humanidade, possui hoje uma população de 850 milhões de habitantes, 53 países e são faladas 2019 línguas. Antes de os europeus escravizarem os africanos, a partir do século XV, e colonizarem a África, no século XIX, diversas sociedades autônomas já existiam nesse continente. Cada uma contava com sua própria organização econômica, política e cultural. Portanto, a história da África não pode ser pensada a partir do contato com o mundo ocidental. Antes da chegada dos europeus, as sociedades africanas já tinham a sua própria história. A fase da história africana anterior à chegada dos europeus e depois marcada pelas relações entre eles os africanos foi convencionalmente chamada de África pré-colonial e durou aproximadamente do século IX ao XIX. No ano 1000, havia na África povos nômades e povos sedentários. Alguns deles possuíam governos centralizados; outros estavam organizados em aldeias, formadas por conjuntos de famílias que viviam sob o comando de conselhos de anciãos e de chefes de clãs 
(Texto disponível na integra no blog : Ensinando História na Eseba: http://gephiseseba.blogspot.com/
Vídeo:  

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=P9eePy6Ih5Y       

O vídeo tem a duração de 5 minutos e mostra fotos tiradas nos confins da Etiópia, por Hans Silvester, durante seis anos nesta tribo, onde homens, mulheres, crianças e velhos são gênios de uma arte ancestral. A força de sua arte cabe em três palavras: os dedos, a vitalidade e a liberdade. Eles desenham com as mãos abertas, com a ponta das unhas, às vezes com uma ponta de madeira, um junco, um talo quebrado.     
Trabalhando o tema:
    Após leitura dos textos e exibição do vídeo: 1 - Peça aos alunos que façam a atividade proposta no texto 2 . 2 - Questione os alunos se ainda existem outras tribos na África. 3 - Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre quais são as tribos existentes ainda na África atual. 4 - Montar com os alunos uma exposição com fotos dessas tribos africanas pesquisadas na atualidade.     
Professor:
Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Artes, o qual ensinará e orientará os alunos a montar uma exposição.   

Essa atividade foi extraída da aula Explorando a África antes dos europeus da professora Alinne Grazielle Neves Costa - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: