Disciplina - História

Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Para que os alunos possam compreender melhor o processo de transformação da capoeira, de luta proibida a valorizada herança africana, os alunos formarão grupos de 5 ou 6 componentes e realizarão uma pesquisa sobre os dois principais nomes da capoeira: Mestre Pastinha e Mestre Bimba. Cada um destes consagrados mestres contribuiu para a capoeira ter se transformado num dos símbolo do Brasil.
  • Passo a passo: como organizar a pesquisa
  1. Organize as equipes.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação. Esclareça os alunos sobre a forma de apresentação dos trabalhos.
  5. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira sites para a realização da pesquisa.
A metade do número total de equipes da turma ficará responsável pela pesquisa sobre o Mestre Pastinha e a outra metade se preocupará em levantar informações sobre o Mestre Bimba. Os grupos deverão agrupar as informações relativa aos mestres, visando a organização de um biografia de cada um destes personagens:
  1. Onde  e quando nasceram, viveram e morreram.
  2. Como passaram a praticar e a divulgar a capoeira.
  3. Qual estilo de capoeira cada um dos mestres se identifica.
  4. Descrever as especificidades da capoeira de Angola e da regional.
No laboratório de informática, as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs . Depois de realizadas a pesquisa, os alunos deverão expor suas respostas em forma de jornal mural. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos (ver abaixo em "sites sugeridos para a realização da pesquisa") e os alunos, em seus grupos, produzirão suas respostas em forma de cartazes, em sala de aula, sob a orientação do professor Como fazer jornal mural? Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.
  • Sites sugeridos para a realização da pesquisa
AGÊNCIA USP de Notícias. Análise de narrativas culturais da capoeira constata: sua origem não é brasileira. Disponível em: http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1524.htm  Acesso em: 21/11/10.
COOPERATIVA do Fitness. A Capoeira de Angola. Disponível em: http://www.cdof.com.br/capoei2.htm  Acesso em: 21/11/10. 
RAIZ Cultura. A origem da Capoeira e Mestre Bimba. Disponível em:  http://raizculturablog.wordpress.com/2008/01/17/a-origem-da-capoeira-e-mestre-bimba/ Acesso em: 21/11/10.
EFDEPORTES. Mestre Bimba: o fundador e rei da capoeira regional. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd133/mestre-bimba-o-fundador-e-rei-da-capoeira-regional.htm Acesso em: 21/11/10. 
Essa atividade foi extraída da aula Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira da professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: