Disciplina - História

O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves

Castro Alves, o poeta dos escravos

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) é considerado o poeta dos escravos, pois viveu no Brasil durante a vigência do sistema escravista e denunciou, através da sua obra, como no poema em foco nesta aula, os horrores do tráfico de escravos e da escravidão.

Para sensibilizar os alunos em relação ao trabalho com o poema Navio Negreiro, propor inicialmente a projeção do vídeo “Castro Alves”, disponível no portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11793

O vídeo apresenta dados da vida e obra de Castro Alves, fazendo referência ao poema Navio Negreiro. A partir dele o professor poderá orientar os alunos a procurarem outras fontes que permitam um contato maior com a obra do poeta e com o Romantismo, estilo literário ao qual a sua obra está vinculada.

Atenção, professor! Sugerimos que as atividades relativas à vida e obra de Castro Alves e ao Romantismo sejam desenvolvidas conjuntamente com o professor de Língua Portuguesa e Literatura.

Dinâmicas de leitura, audição e interpretação do poema Navio Negreiro

O trabalho com o poema Navio Negreiro traz possibilidades significativas para uma reflexão sobre o tráfico de escravos africanos ocorrido entre os séculos XVI e XIX. Para tanto, o professor poderá propor aos alunos as seguintes atividades:

1- Leitura silenciosa
Entregar uma cópia do poema aos alunos, na versão musicalizada por Caetano Veloso, e solicitar que façam uma leitura silenciosa. (Disponível em: http://www.letras.com.br/caetano-veloso/o-navio-negreiro. Acesso em: 17/09/09)

2- Audição do poema
Caetano Veloso apresentou uma versão musicalizada do poema Navio Negreiro no CD Livro, com a participação de Maria Bethânia e Carlinhos Brown. (Caetano Veloso. O Navio Negreiro. 1 CD. - Excerto do poema de Antônio de Castro Alves. Polygram, 1997).
Chamar a atenção dos alunos para o arranjo da música, atentando para sons e ritmos, além da letra. É interessante observar, por exemplo, a modificação no arranjo em partes distintas do poema: quando o poeta fala sobre o horror vivido pelos africanos no interior dos navios negreiros e quando, por exemplo, fala sobre as origens e culturas de homens e mulheres escravizados na África.

3- Projeção de vídeo
A projeção de um vídeo com a versão musicalizada do poema e com as cenas do filme Amistad (1997), relativas ao tráfico de escravos africanos, é uma alternativa interessante para o trabalho de interpretação do poema de Castro Alves. (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw&feature=related. Acesso em: 17/09/0)

4- Leitura dramatizada do poema

A leitura dramatizada alia texto escrito e linguagem oral possibilitando um maior envolvimento do aluno com o texto, ao qual ele empresta a sua interpretação, a sua expressividade.

5- Interpretação e debate das ideias centrais do poema Navio Negreiro

Responder, por escrito, as seguintes questões de interpretação do poema:

A - Faça o vocabulário das palavras desconhecidas.

B - Castro Alves inicia uma das estrofes do seu poema dizendo “Stamos em pleno mar, era um sonho dantesco...”. Explique o significado da expressão “sonho dantesco” utilizada pelo autor, relacionando-a à ideia central do poema.

C - Faça uma síntese das ideias centrais do poema, as quais permitem entender a visão que o poeta Castro Alves tinha a respeito do tráfico de escravos e da escravidão.

D - Antônio de Castro Alves viveu em um contexto no qual a escravidão era ainda um dos pilares da sociedade brasileira. Você diria que o autor expõe, através do poema, o que pensava a respeito da escravização de negros africanos no Brasil da sua época? Justifique sua resposta com argumentação clara e consistente.


Essa atividade foi extraída da aula O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves da professora Leide Divina Alvarenga Turini - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acesso em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.


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