Disciplina - História

Plano piloto e regiões administrativas

Plano Piloto


O Distrito Federal é dividido em RAs (Regiões Administrativas). O governo é chefiado pelo Governador do Distrito Federal, auxiliado pela Câmara Legislativa composta por 24 deputados distritais. No Congresso, o Distrito Federal é representado por 3 senadores e 8 deputados federais. Para cada região administrativa é nomeado um administrador. Essas regiões administrativas são formadas pela área urbana e pela da zona rural de cada uma delas.

O Distrito Federal é formado pelo Plano Piloto, que engloba as asas sul e norte. As regiões centrais que formam a cidade de Brasília são a do lago sul, lago norte, setor sudoeste, octogonal, cruzeiro velho e cruzeiro novo. Um pouco mais distante das áreas centrais, ficam as demais regiões administrativas (antigamente chamadas de "cidades satélites"), que são cidades de pequeno e médio portes, localizadas a uma distância variável entre de 6 e 25 km do Plano Piloto. São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia. Essas cidades satélites possuem administração própria, sob coordenação do Governador do Distrito Federal e da SUCAR - Secretaria de Estado de Coordenação das Administrações Regionais.

Os órgãos do governo federal, embaixadas, residências oficiais e prédios públicos federais, estão localizados no Plano Piloto, nas asas sul, norte e no lago sul, em sua grande maioria. Brasília (Plano Piloto) é dividida em áreas para facilitar a concentração de empresas de um mesmo segmento, tais como: Setor Bancário, Setor Comercial, Setor Hospitalar, Setor de Diversões, Setor de Autarquias, Setor de Clubes, Setor de Embaixadas, áreas residenciais, comerciais locais, dentre outras.

As ruas e avenidas em geral são largas, bem conservadas e o tráfego flui tranquilo apesar da cidade possuir a terceira maior frota de veículos dentre todas cidades brasileiras. As principais são o Eixo Monumental (divide as asas sul e norte e onde se localizam os Ministérios, Congresso Nacional e diversos órgãos do governo local e federal), Eixo Rodoviário (pista central de alta velocidade, e os eixos paralelos de menor velocidade, que atravessam a asa sul e asa norte de uma ponta a outra), a W-3 (W de oeste em inglês, "west" - avenida comercial com muitas lojas, sinais e trânsito complicado e atravessam também as asas sul e norte por completo) e a L-2 (L de leste, que atravessa a asa sul e norte na região leste, onde se concentram escolas, entidades diversas, igrejas, hospitais, etc).

Mapa de Brasília

RAs - Regiões Administrativas


Ra-I - Região Metropolitana de Brasília A área da Região Metropolitana de Brasília acha-se "limitada pela Estrada Parque Contorno - EPCT, que segue aproximadamente a linha do divisor de águas da bacia hidrográfica do Rio Paranoá, incluída a referida EPCT e sua faixa de domínio".

Nessa área estão localizados os setores residencial, oficial, comercial, bancário e outros previstos no Plano-Piloto, e os setores Militar Urbano, Residencial Econômico Sul (conhecido como Cruzeiro Velho e Novo), Residencial Industria e Abastecimento (Guará I e II) e o Núcleo Bandeirante. Os dois últimos contam com administradores regionais.

Núcleo Bandeirante Na Região Metropolitana de Brasília, merece destaque, pela sua importância histórica, o Núcleo Bandeirante, também conhecido como "Cidade Livre". Fundado em 1956, pelo Presidente da NOVACAP I, destinava-se unicamente a servir de ponto de apoio para a construção de Brasília, acolhendo o pessoal necessário ao empreendimento. Os lotes eram cedidos aos interessados em regime de comodato, por apenas quatro anos, e as casas de negócios não pagavam impostos, podendo funcionar livremente, sem limitação de horário. O crescimento inicial foi espantoso.

A Cidade Livre, "cidade-dormitorio dos candangos" que construíram Brasília dia e noite, em pouco tempo possuía hotéis, agências bancárias e de companhias de aviação, inúmeras casas de madeira e grande quantidade de estabelecimentos comerciais. Impôs sua própria sobrevivência, tornando-se unidade orçamentaria através da Lei n° 4.020, de 21 de dezembro de 1961. Esta incluída na Região Metropolitana de Brasília por força da Lei 4.545, de 10 de dezembro de 1964, e Decreto n.° 488, de 08 de fevereiro de 1966, que Ihe fixou os limites.
Vem sendo urbanizado com a substituição gradativa das construções de madeira por alvenaria, respeitando o plano urbanístico.

Guará Também incluído na Região Administrativa de Brasília, o "Setor Residencial Indústria e Abastecimento", é popularmente conhecido como Guará I e Guará II, em virtude das duas etapas de sua construção. No Guará temos como destaque a Feira Permanente e o Centro Administrativo, Vivencial e Esportivo.

Ra-II - Gama A Lei n ° 3.751, de 13 de abril de 1960, previu a criação de cidades-satélites como solução para abrigar o excedente populacional. A 12 de outubro de 1960, foi inaugurada a cidade-satélite do Gama, em terras das antigas fazendas de Alagado, Ponte Alta, Ipê e do Gama, que originou o nome da cidade.

Oriundas da barragem do Paranoá, em maio de 1960, chegaram 30 famílias, as primeiras dentre as transferidas dos núcleos populacionais pioneiros. A área urbana tem aproximadamente 19,57 km². O projeto inicial da cidade, desenvolvido pelo arquiteto Paulo Hungria, divide a cidade em 5 setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. A forma hexagonal, semelhante a uma colméia, foi modificada em virtude da transferência de diversos núcleos populacionais para a área.

Ra-III - Taguatinga Fundada em 5 de junho de 1958, Taguatinga foi a primeira cidade-satélite oficialmente criada. Destinava-se a eliminar os aglomerados humanos, que se vinham formando na área urbana de Brasília. Além disso havia a necessidade de acolher a população que se retirava da Vila Amauri, núcleo operário situado na área ocupada pelas águas do lago, que estava em formação.

Localizada a oeste de Brasília, a Região Administrativa de Taguatinga tem área de 442,90 km², e é cortada pelo Ribeirão Taguatinga. Divide-se em 3 setores: o comercial, compreendendo a Avenida Central com sua praça, a quadra comercial, sede dos serviços administrativos regionais, agências bancárias, estabelecimentos comerciais, cinemas, hotéis e escritórios; e os setores Norte e Sul, de um e de outro lado da Avenida Central.

Esses dois setores são formados por quadras residenciais, comerciais e industriais, ao longo das quais se desenvolve outra avenida, a Comercial. No Setor Norte de Taguatinga, encontra-se o núcleo habitacional denominado Ceilândia, com área de 25 km².

Ceilândia Fundada em 1971, foi construída para erradicar as "invasões" (favelas) existentes na área urbana de Brasília, principalmente as chamadas "Vila do IAPI" e "Vila Tenório". Sua denominação origina-se da sigla CEI - campanha de Erradicação das Invasões. Esta localizada na parte norte de Taguatinga a cerca de 30 km do Plano Piloto. Apesar de estar inserida na RA III, possui administração local.

Ra-IV - Brazlândia O Povoado se originou em 1932, com o nome de "Povoado da Chapadinha", pertencente ao município de Luziânia (antiga Santa Luzia de Goiás).Em homenagem a família mais antiga da região, a de João Braz Queirós, os moradores propuseram a mudança do topônimo para Brazlândia (com Z), o que foi efetuado em Abril de 1932.

Ra-V - Sobradinho A Cidade de Sobradinho foi inaugurada oficialmente a 13 de maio de 1960. Seu planejamento urbanístico foi feito pela NOVACAP, surgido da necessidade de se alojar definitivamente as familiar procedentes do norte e do Nordeste. Pela localização a 22 km de Brasília, pelo traçado e crescimento ordenado, Sobradinho tornou-se local residencial.

Ra-Vl - Planaltina Situada a 40 km de Brasília, Planaltina e a antiga sede do município do mesmo nome. Não existem registros da data da fundação do povoado de Mestre D'Armas, do qual se originou Planaltina. A instalação ocorreu a 28 de fevereiro de 1892. Em 1910, passou a denominar-se Altamira, topônimo que conservou ate 1917, ano em que recebeu o nome de Planaltina. Esta estreitamente vinculada a história da interiorização da Capital.

Em 1892, hospedou a Comissão Cruls que recebeu a incumbência de estudar a região onde seria instalada a futura Capital da República. Em fins de 1894, o famoso Relatório Cruls sugeriu e demarcou a área destinada a futura capital , onde se destacava a vila de Mestre D'Armas. A assinatura pelo Presidente Epitácio Pessoa do decreto que determinou a "Mudança da Capital Federal para o Planalto Goiano, e a inauguração, a 7 de setembro de 1922, da "Pedra Fundamental da Nova Capital da República", no morro do Centenário, nas proximidades de Planaltina.

Esses acontecimentos trouxeram a cidade um surto de progresso que duraria até 1930. Surgiram, então, vários loteamentos. A luz elétrica foi instalada, o comércio expandiu-se e desenvolveram-se industrias de beneficiamento de couro, arroz e café, além de outros estabelecimentos fabris.

A Lei n° 131, de 22 de novembro de 1958, não só autorizou a Assembléia Legislativa do Estado a anexar a Planaltina a área dos municípios de Luziânia e Formosa, localizados no perímetro destinado ao futuro Distrito Federal, como a promover o desmembramento do território municipal, situado ao sul do paralelo de 15°30S, para composição do novo Distrito Federal.

Ra-VII - Paranoá A área é destinada para atividades agrícolas e não possui sede administrativa.

Fontes de Pesquisa


RecursosDidáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.


Recomendar esta página via e-mail: