Disciplina - História

Os candangos

Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade.

No entanto, nem sempre a palavra teve esse significado, pois durante muito tempo foi utilizada de maneira depreciativa. O dicionário Aurélio diz que ela nasceu de kungundu, diminutivo de kingundu, em Quimbundo. Kungundu exprimia, para os africanos, a ideia de ruim, ordinário, vilão. Era a designação que eles davam aos portugueses dedicados ao rendoso tráfico negreiro.

Com o passar do tempo ela passou a designar a oposição entre litoral e interior e, mais especificamente, àquele trabalhador, produto da industrialização, que deixou o interior para se aventurar na grande cidade movido pela promessa de emprego.Foi assim que a palavra chegou a Brasília. Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos. Essa mudança de conotação se expressa no monumento de Bruno Giorgi, localizado na Praça dos Três Poderes que originalmente se chamava Os Guerreiros e mais tarde foi renomeado de Os Candangos.

A palavra candango passou a marcar um conceito, ou uma ideologia. A ideologia da igualdade que se traduziu na ideia de 'grande família'. Essa ideia substituiu as distinções sociais e homogenizou as relações que se estabeleceram durante a consolidação do sonho-Brasília.


Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.


Recomendar esta página via e-mail: