Disciplina - História

Brasília - Região Centro-Oeste

A capital

A transferência da Capital, do litoral para o interior do Brasil, esteve presente em vários períodos da nossa história. O Marquês de Pombal, os Inconfidentes, José Bonifácio, Floriano Peixoto e Getúlio Vargas sugeriram e até criaram comissões com a intenção de encontrar um lugar onde seria construída a nova capital.

A área que todos se referiam sempre ficava muito próxima a Minas Gerais e Goiás, na região centro-oeste do país. As qualidades ambientais e as riquezas naturais dessas regiões eram sempre citadas como um dos principais argumentos para a transferência. Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País.

Localização geográfica

Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros. A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília. Com uma área de 1.606.371,505 km², ela é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial.

Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

O planalto central compreende partes dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul. O ponto de maior altitude no planalto central é na Chapada dos Veadeiros. Tombada como Patrimônio Mundial do Brasil, em 2001, pela Unesco, a Chapada possui altitudes que variam de 600 a 1650 metros (Serra da Santana), e é considerada por muitos como um lugar místico.

Uma das principais características da região do planalto central é a sua vegetação chamada de Cerrado. A flora da região é muito rica, temos o Ypê do Cerrado, a aroeira, as orquídeas, a copaíba somando mais de 3 mil diferentes espécies de vegetais. A fauna também apresenta uma grande diversidade com cerca de 1.500 espécies, algumas em risco de extinção.

É no planalto central, também, que nascem alguns dos rios mais importantes do Brasil como o Araguaia e o Tocantins que constituem a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Além de abrigar ainda parte dos cursos d’água de outras duas importantes bacias hidrográficas: a Amazônica e a do São Francisco. Pela característica de seu relevo e perfil hidrológico, a região do planalto central apresenta um grande potencial hidroelétrico que mesmo nos períodos de estiagem é capaz de abastecer grande parte da região.

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: