Disciplina - História

Periódicos

Almanack Braziliense
Revista eletrônica "Almanack Braziliense" organizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
Acesse o link

Antiguidade Clássica
Revista Eletrônica sobre a Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
Acesse o link

Cadernos de História
Revista dos alunos do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto.
Acesse o link

Diálogos: Revista do Departamento de História - UEM
Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.
Acesse o link

Fênix: Revista de História e Estudos Culturais
A revista Fenix possui como objetivo trazer a público uma publicação que se caracterizasse pela agilidade, universalidade e gratuidade. Essa preocupação, porém, não encerrava as expectativas depositadas na sua criação. Pelo contrário, o grande propósito era tornar acessível uma publicação capaz de incentivar a interlocução acadêmica e a ampla divulgação de pesquisas instigantes e de alto nível, procurando traduzir a dinâmica e a diversidade dos diálogos interdisciplinares da pesquisa histórica e dos Estudos Culturais.
Acesse o link

Fronteiras: Revista de História
Revista do Programa de Pós-Graduação em história da Universidade Federal da Grande Dourados.
Acesse o link

Gaia: Revista Eletrônica de História Antiga
Especializada em História Antiga e dedicada especialmente à divulgação de pesquisa dos alunos do curso de graduação da UFRJ.
Acesse o link

História e História - UNICAMP
O sítio História e História possui vasto conteúdo historiográfico para consulta.
Acesse o link

História: imagens e narrativas
Sítio com artigos referentes a pesquisas historiográficas desenvolvidas nas áreas da imagem e da narrativa.
Acesse o link

Histórica: Revista on-line do Arquivo do Estado de São Paulo
A Revista Histórica é o periódico eletrônico do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Herdeira da versão impressa — esta publicada entre 2000 e 2005 — a revista online surgiu com a finalidade de oferecer um espaço para que pesquisadores das áreas de História, Arquivística, Arqueologia, Antropologia, Sociologia e demais estudiosos da área de humanidades divulguem suas produções, sobretudo se os artigos forem produzidos com fontes do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Acesse o link

Mana
Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS - Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Acesse o link

Mirabilia - Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval
A Revista Mirabilia é uma publicação on line que disponibiliza artigos, documentos e resenhas de investigadores de História Antiga e Medieval de todo o mundo, textos para serem mirados por estudiosos e leigos do mundo inteiro interessados em aprofundar e debater seus conhecimentos. Este periódico está ligado ao conceito mais abrangente de história cultural, que se expressa na relação da História com vários campos do saber e concentra seus estudos nos aspectos literários, religiosos, filosóficos e artísticos, e sua relação no tempo e no espaço.
Acesse o link

MORPHEUS: Revista Eletrônica em Ciências Humanas
A revista MORPHEUS é uma publicação do Laboratório de Linguagens e Mídias, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e objetiva disseminar a produção científica acadêmica, optando pela interdisciplinaridade e pela multiculturalidade, tanto na abordagem como com relação aos objetos.
Acesse o link

Oralidades: Revista de História Oral - USP
A Oralidades, vinculada ao Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo, oferece-se como espaço para a divulgação e o debate de questões relacionadas à história oral.
Acesse o link

Outros Tempos - Pesquisa em Foco História
A Outros Tempos - Pesquisa em Foco História é a primeira revista virtual da Universidade Estadual do Maranhão e pretende ser um espaço onde alunos e pesquisadores possam apresentar suas pesquisas e divulgá-las.
Acesse o link

Revista Agora
Revista da História do Tempo Presente, aborda questões relativas a história contemporânea e temas atuais.
Acesse o link

Revista Brasileira de Ciências Sociais
A Revista Brasileira de Ciências Sociais é uma publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
Acesse o link

Revista Cantareira
Revista formada por discentes da área de História da Universidade Federal Fluminense, congrega graduandos, mestrandos e doutorandos desta universidade.
Acesse o link

Revista de História - USP
Criada em 1950 a Revista de História é um dos mais antigos periódicos acadêmicos do Brasil especializado nessa disciplina. Publicada pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Acesse o link

Revista de História Regional
Revista de História Regional da Universidade Estadual de Ponta Grossa Departamento de História.
Acesse o link

Revista Eletrônica de História do Brasil
A Revista Eletrônica de História do Brasil (REHB) foi criada em 1997 pelo professor Galba Di Mambro, junto ao Departamento de História e ao Arquivo Histórico da UFJF. Tendo sido a primeira revista de História em suporte exclusivamente virtual no Brasil, a REHB esteve ligada até o primeiro semestre de 2003 ao projeto ClioNet. Neste período, foram publicados nove fascículos, consolidando um perfil editorial voltado para a divulgação da produção historiográfica relativa ao Brasil, oriunda dos principais centros de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
Acesse o link

Revista Eletrônica Patrimônio e Memória
Revista do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa. O CEDAP é uma unidade auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Assis que tem como finalidade a criação e a manutenção de condições de apoio às atividades de pesquisa desenvolvidas no câmpus, por meio da preservação de um acervo de fontes originais de pesquisa de valor histórico e de arquivos especializados de informações. Seus serviços estão relacionados às áreas da memória social e da preservação do patrimônio histórico, literário e de bens culturais.
Acesse o link

Revista Eletrônica História e Reflexão
A Revista História em Reflexão é um periódico editado por discentes do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD, apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em História, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados e pela Associação de Pós-Graduandos em História da Instituição.
Acesse o link

Revista Estudos Avançados
Revista publicada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas universitárias brasileiras.
Acesse o link

Revista Estudos Feministas
A Revista Estudos Feministas é um periódico indexado, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional, cuja missão é publicar artigos, ensaios e resenhas que apresentem reflexões teóricas consistentes e inovadoras, com bibliografia atualizada, ampliando as fronteiras dos debates acadêmicos no campo dos estudos feministas e de gênero e instrumentando as práticas dos movimentos de mulheres.
Acesse o link

Revista Gênero
A revista Gênero é um periódico de circulação nacional. Publica ensaios, relatos de pesquisa, resenhas e entrevistas destinados a divulgar contribuições teóricas de interesse dos estudos feministas e de gênero nas diferentes tradições disciplinares, num arco de questões que dizem respeito às feminilidades, às homossexualidades e às masculinidades dentre outros temas correlatos. Sofre uma reforma gráfica em 2004, acompanhada de mudanças gerenciais e conceituais. Passa, desde então, a organizar dossiers disciplinares e temáticos.. Em 2003, se associa ao portal feminista. A revista é publicada semestralmente com trabalhos de autoras(es) brasileiras(os) e traduções das(e) autoras(es) estrangeiras(os).
Acesse o link

Revista Mosaico - CPDOC-FGV
A Revista Mosaico é uma publicação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.
Acesse o link

Revista Novos Estudos
Desde 1980 o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) publica Novos Estudos, uma revista multidisciplinar de ciências humanas, literatura e artes. Consolidada no panorama intelectual brasileiro, a revista tem como objetivo apresentar análises aprofundadas de temas das ciências humanas e acompanhar o debate de ideias no país.
Acesse o link

Revista O Olho da História
A Revista O Olho da História possui autonomia financeira e é publicada desde 1995 no formato impresso e a partir de 2004 no formato on-line.
É uma publicação da Oficina Cinema-História, Núcleo de Produção e Pesquisas da Relação Imagem-História, com sede na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia.
Acesse o link

Revista Trópico
Lançada em outubro de 2001 pelo UOL, a revista eletrônica publicou mais de 1.200 artigos de cerca de 200 colaboradores, com atualizações semanais.
Acesse o link

Revista Urbana
Periódico do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade - CIEC/Unicamp.
Acesse o link

Spartacus: Revista Eletrônica dos Acadêmicos do Curso de História da UNISC
SPARTACUS: Revista Eletrônica dos Acadêmicos do Curso de História da UNISC, com vasto conteúdo historiográfico. Acesse o link

Sæculum - Revista de História
Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba.
Acesse o link

Tempo: Revista do Departamento de História da UFF
Criada em 1996 por iniciativa do Departamento e Programa de Pós-Graduação em História, a Revista Tempo é uma publicação destinada à divulgação e discussão de trabalhos de pesquisa no campo da História.
Acesse o link
Recomendar esta página via e-mail: